Os cabelos brancos podem ser sinônimo de sofrimento, principalmente para as mulheres (quase todas!) que não enxergam com bons olhos deixar as madeixas grisalhas. Na maioria dos casos, o surgimento dos fios brancos está ligado à genética, além de outros fatores como estresse, má alimentação e menopausa.
O que mais incomoda a todas é o ressecamento dos fios - muitas acham que é por causa das colorações, o que é um mito. Além disso, a mudança na estrutura do fio aumenta a sensação de fios arrepiados.
A hairstylist Sandra Zapalá, que atende no Espaço de Beleza que leva o seu nome, em São Paulo, tem dicas importantes sobre esse assunto:
Para prevenir esses “terríveis” fios arrepiados e a falta de brilho, é importante fazer hidratações semanais. Dê preferência às máscaras de tratamento capazes de fechar melhor a cutícula, que devem ser intercaladas com uma reconstrutora e uma emoliente; para os fios mais grossos, as hidratações com óleo de coco são perfeitas!
Outro ponto importante é ter muito cuidado com o uso em excesso de secador, chapinha e babyliss, já que como os fios brancos são mais sensíveis necessitam do uso de um protetor térmico e demandam mais cuidados.
Arrancar os fios brancos? Jamais! Não é saudável e pode até causar uma falha no couro cabeludo, pois pode destruir o folículo que produz um número certo de fios ao longo da vida.
Já para quem deseja esconder os fios brancos, a opção ideal é usar tonalizantes que não marcam o crescimento dos fios. Porém, se eles forem de espessura grossa e em grande quantidade, recomenda-se a coloração. A dica para quem possui os cabelos brancos mesclados é disfarçar com mechas de dois tons, onde é utilizada a coloração nos fios mais escuros e nos brancos, sempre uma nuance mais clara. Essa verdadeira camuflagem dos fios costuma agradar bastante e o mais importante é lembrar que cabelo bonito é cabelo saudável.