Fotos: Divulgação Caminho do Saber
Desde o dia 19 de março, como as aulas presenciais foram suspensas na Rede de Ensino Caminho do Saber em virtude da pandemia de Covid-19 e de descrições usadas. A escola se organiza para disponibilizar atividades domiciliares aos estudantes que iriam permanecer em suas casas. Desde então, já foram produzidas mais de 370 horas de atividades e registradas 1.894 vídeos, resultando em um total de 57 mil visualizações e 4,2 mil horas de aulas assistidas.
O cronograma inclui vídeos, contação de histórias e outras atividades on-line, disponíveis através de ferramentas tecnológicas que a escola disponibiliza. Formações e treinamentos foram realizados com os professores para capacitar-los a trabalhar com aulas virtuais. Além disso, também passou por interações ao vivo, como aulas, tira-dúvidas e salas com o professor, entre todos os turmas de todos os grupos do Caminho do Saber: Educação Infantil, Anos Iniciais, Anos Finais e Ensino Médio.
No total, 73 professores do Caminho são responsáveis pela elaboração de atividades domésticas, como Daiane Rech, professora de matemática do Ensino Médio. “A experiência tem sido desafiadora. Tive que eu reinventasse como professor e aprenda um pouco mais sobre as ferramentas do mundo tecnológico, dominando e superando minhas dificuldades com todo o apoio e suporte técnico que uma escola nos fornece. Estou encantado com o empenho, dedicação, carinho e apoio dos pais e alunos que não medem desempenhos na realização de atividades ativas ”, comentou.
A adaptação também faz parte da rotina dos pais. Aline Bonatto é mãe de dois estudantes do Caminho: Luca, da turma 43; e Caio, faça Pré 2B. Para ela, as atividades domiciliares têm sido muito proveitosas. “Elas são muito importantes para a criança manter esse vínculo com a escola e dar andamento à questão do aprendizado durante uma quarentena, até que não ocorram tudo mais à frente. Também achei muito importante ou encontro ao vivo com turmas, para que eles possam ver e conversar com colegas e professores. Você está aguardando o próximo encontro ”, relatou Aline.
Por enquanto, as aulas presenciais na Rede Caminho do Saber seguem suspensas em maio, de acordo com o decreto do governo estadual.