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A importância do apoio pedagógico | Revista Afrodite

A importância do apoio pedagógico, a aula particular


Foto: Depositphotos

Por Sheila de Cesero
Pedagoga pós-graduada em Apoio Pedagógico (UCS) e Atendimento Educacional Especializado pelo Instituto Nacional de Ensino de Belo Horizonte. Professora de séries iniciais com atendimento domiciliar particular das dificuldades escolares.

O apoio pedagógico ou aula particular é uma atividade individualizada, elaborada e planejada conforme a necessidade do aluno para sanar dúvidas e dificuldades, auxiliar nas tarefas escolares e na organização da rotina. A professora do apoio pedagógico pode atender crianças dos anos iniciais até o ensino médio. 

Como lidar com o excesso de tarefas das aulas online

 Existe outra pessoa na casa com quem você possa dividir essa função? O pai da criança, tia, tio, irmão mais velho... Peça ajuda! Peça socorro aos professores, caso não consiga solucionar alguma questão. Troque informações com as mães do grupo da escola. Inicie pelas atividades mais fáceis, assim as chances de a criança acertar e permanecer motivada para dar continuidade às demais tarefas serão maiores. Use estímulos a seu favor para garantir a motivação e libere-os após a realização dos trabalhos: um lanchinho especial, mais tempo vendo o desenho preferido no tablet, aquele parabéns, “eu sabia que você conseguiria!” Tenha empolgação e tente manter a rotina de estudos da criança.

Como motivar os pequenos

A aprendizagem sempre deve ser algo desejável, escolhida de forma autônoma e voluntária, tendo autoria. O que também é válido para as crianças, porque se tal condição não se faz presente, elas podem rejeitar a atividade escolar e não progredir em seu desenvolvimento intelectual. A aceitação da atividade escolar como algo positivo e desejável é facilitada ou dificultada dependendo da forma como os professores a apresentam. 
A importância destes recursos reside no fato de que nos sentimos mais à vontade quando trabalhamos para conseguir o que nos interessa do que quando fazemos algo, de certa forma, imposto. Assim como consideramos que na aprendizagem intervém aspectos afetivos e relacionais, além dos cognitivos, estamos convencidos de que a capacidade de aprender não se constrói no vazio nem à margem de outras capacidades. 
É preciso que tenha sentido, significado para o aprendiz. “Aprender não é apenas reconhecer o que, de maneira virtual já é conhecido. Não é apenas transformar o desconhecido em conhecimento. É a conjunção do reconhecimento e da descoberta. Aprender comporta a união do conhecido e do desconhecido.” (Morin, 1986)
A motivação está vinculada à concepção de aprendizagem. Por isso a necessidade de motivar os alunos exige que os professores se questionem constantemente e reflitam sobre sua forma de atuação, se está adequada para estimular o desejo do aprender. Para finalizar, é necessário despertar a curiosidade, fortalecendo a sua autoestima, o sentimento de ser capaz de a criança enquanto indivíduo.

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