A personalidade de um indivíduo é formada até os 12 anos, a partir das vivências com seus pais e/ou cuidadores, que são os principais responsáveis por suas experiências. A psicóloga e máster coach Edgmara Giordani explica que até essa idade as crianças não possuem maturidade emocional para discernir o que lhes fará bem ou não, absorvendo tudo através das emoções. Por isso, prestar atenção na forma como você se comunica com os filhos é fundamental para criar adultos seguros e autoconfiantes.
“Os pequenos acreditam em tudo que os pais fazem e internalizam como verdades, sendo assim, palavras negativas podem causar grandes prejuízos no desenvolvimento de sua personalidade.” Quando experienciam reclamações, agressões verbais e físicas na infância, que são extremamente danosas para a autoestima, crescem com dificuldades para mostrar suas reais potencialidades. Expressões como "você não sabe, você não consegue, gordo(a), desastrado(a)” fazem com que a criança as absorva e se torne um adolescente inseguro e um adulto que repete o padrão escutado na infância.
Os sintomas recorrentes de tais “abusos” são inquietação, tristeza e agressividade. Em adolescentes, os efeitos podem ser sentimentos como o de rejeição e baixa estima. Edgmara sugere um teste: diariamente fale para seu filho afirmações positivas e, em pouco tempo colherá frutos dessa transformação. "Em alguns dias será possível perceber as mudanças, pois só o amor transforma."