Você sabia que a medicina veterinária possui uma especialidade em endocrinologia? Os cães e gatos, assim como os humanos, possuem glândulas endócrinas, que são responsáveis pela produção de hormônio, sendo assim também possuem necessidades e merecem cuidados. As áreas de especialidade dentro da medicina veterinária são importantes para a prevenção de doenças e para um diagnóstico e tratamento corretos. Muitos são os distúrbios causados nos pets por problemas endócrinos, por isso, a dica é fazer acompanhamentos constantes no seu melhor amigo.
Diabetes mellitus
É a deficiência absoluta ou relativa do hormônio insulina. Pode causar perda de peso, aumento da ingestão de água e apetite, e frequência urinária. Além disso, se não tratada, pode causar pancreatite, infecções e catarata.
Obesidade
Desequilíbrio hormonal definido como acúmulo excessivo de gordura. Afeta o bem-estar do pet e diminui a expectativa de vida.
Hipoadrenocorticismo
É a deficiência dos hormônios produzidos pela adrenal. Os sinais dessa doença são vagos: apatia e, possivelmente, alguns vômitos ou diarreia. O agravamento da condição resulta na chamada Crise Addisoniana, quando o animal entra em choque e precisa de atendimento urgente.
Hipertireoidismo
Produção excessiva de hormônios tireoidianos. Alguns sintomas mais comuns são dificuldade para engolir, tosse, perda de peso, respiração rápida e curta, rouquidão e vômitos.
Hiperadrenocorticismo
Se caracteriza pelo aumento do consumo de água e frequência urinária, incontinência urinária, rarefação, fraqueza e perda significativa de pelos.
Hipotireoidismo
É muito comum em cães, podendo causar obesidade, letargia, alopecia (queda de pelos) e problemas de pele.
DE OLHO NOS SINTOMAS
Fique atenta ao seu bichinho. As doenças podem ser silenciosas e com sintomas muito vagos, mas prestando atenção no comportamento diário do seu melhor amigo, você pode garantir sua saúde e bem-estar. Alguns sintomas são muito parecidos, por isso, se você notar que seu pet bebe muita água, urina com muita frequência, apresenta apetite exagerado e/ou distensão abdominal, ganha ou perde peso com facilidade, tem sonolência, tremores e até mesmo lesões na pele, procure um médico especialista imediatamente. O diagnóstico depende de uma avaliação completa do paciente, com revisão do histórico do animal, exames clínicos e complementares.
BUSQUE UM ESPECIALISTA
Contar com o conhecimento e experiência de um profissional especialista em endocrinologia faz toda diferença para garantir o melhor diagnóstico e tratamento do seu pet. Na Empório de Bicho, o atendimento especializado é feito pela médica veterinária Luciane Ballardin, que atua diretamente no tratamento de doenças hormonais e metabólicas em cães e gatos. Através de um trabalho de prevenção e tratamento adequado, as chances de recuperação e cura dos pets aumentam consideravelmente.
Apresentado por Empório de Bicho Medicina Veterinária
Dra. Luciane Ballardin: CRMV-RS 6051
Carlos Giesen, 66, Exposição
Caxias do Sul | Facebook e Instagram @emporiodebicho
(54) 3025.2076 | 99971.3579