A estação do calor é um período marcado pelo bom-humor, férias e... muita exposição ao sol. Para os animaizinhos, também é uma época divertida, já que normalmente passam muito mais tempo ao ar livre, mas também um período que pode ser difícil em função das altas temperaturas. Você, tutor de um pet, deve estar atento aos cuidados básicos para garantir o bem-estar e a saúde do seu melhor amigo. Confira as dicas dos especialistas.
Refresque o seu bichinho
Os animais, principalmente aqueles com focinho curto, podem utilizar bacias de gelo para se refrescar, pois sentem muito calor. Para diminuir a sensação escaldante, você pode fazer picolés de água de coco ou colocar pedrinhas de gelo no potinho da água. Assim garante a sensação de frescor contínuo para o seu animalzinho.
Mantenha a tosa em dia
No calor, uma boa dica é manter o pet tosado. O pelo curtinho proporciona bem-estar e mais frescor. Além disso, ajuda na identificação de parasitas. Mas lembre-se: após a tosa é importante cuidar da exposição ao sol, pois a pele fica muito sensível. É recomendado proteger cães e gatos com protetor solar indicado pelo veterinário.
Todo mundo precisa se proteger
Alguns donos de cães, especialmente os de portes grande e médio, e que ficam em pátios, esquecem que eles também precisam de cuidado. Se você tem um animal na parte externa de casa, garanta que ele tenha um espaço de sombra, água fresca à vontade e que a corrente (se for o caso) não o deixe apenas em áreas onde o sol é constante. O perigo de insolação é real, e a sombra é fundamental, principalmente no espaço onde fica a sua casinha.
Muitos banhos para refrescar? Nem pensar!
Com as altas temperaturas é normal que os tutores queiram dar mais de um banho semanal por acreditarem que a água refresca e ajuda o pet. Mas o recomendado por especialistas, mesmo no verão, é de apenas um banho por semana, para não prejudicar a saúde do bichinho.
Com estes cuidados básicos, o seu melhor amigo pode aproveitar o verão com muito mais leveza e diversão e, principalmente, de modo saudável. Uma última dica bem importante: espalhe potes com água fresquinha nos espaços de circulação do seu bichinho, para que ele possa se hidratar constantemente. Também evite deixá-lo em locais quentes e sem ventilação, assim o verão fica muito mais divertido e a saúde do seu animalzinho garantida.
Apresentado por Empório de Bicho Medicina Veterinária
Rua Carlos Giesen, 66, Exposição, Caxias do Sul
(54) 3025.2076 / 99971.3579