Você já deve ter ouvido a expressão pet friendly, usada para descrever locais que dão acesso aos bichos de estimação, mas já conhece o Cat Friendly Practice e seus benefícios? Traduzido livremente como Clínica Amiga do Gato, é um programa da Associação Americana de Práticas Felinas (AAFP) criado para melhorar e padronizar o cuidado com os gatos, reduzindo o estresse do animal, do tutor e de toda a equipe veterinária. A iniciativa fornece aos profissionais veterinários ferramentas e recursos para integrar uma perspectiva felina em sua prática.
Com especialidade em felinos e sempre em busca de atualizações na área, a médica veterinária Dirlaine IIha Martins tornou-se membro da AAFP, o primeiro passo para cadastrar a Clínica Veterinária Empório de Bicho no Cat Friendly Practice. A Empório de Bicho já oferece consultório e internação exclusivos para os felinos, visando uma abordagem amigável ao gato para minimizar o estresse não apenas no momento da consulta, mas também numa eventual internação ao oferecer uma ambiente mais agradável em que o pet se sinta mais seguro.
Por que levar seu gato ao veterinário?
Como membro da família, seu gato merece todos os cuidados possíveis. Uma das melhores maneiras de garantir que o pet permaneça saudável é certificando-se de que ele faça um check-up preventivo anual, ou mais frequentemente em caso de gatos idosos e/ou com doenças crônicas.
GATOS GERIÁTRICOS
Os felinos são considerados geriátricos ou de idade muito avançada a partir dos 10 ou 12 anos. Por volta dos sete anos, aumenta a prevalência de doenças relacionadas à idade e começam de forma gradual as mudanças comportamentais, físicas e metabólicas.
check-up
Durante o check-up, o veterinário analisará a nutrição do seu gato, estilo de vida, enriquecimento ambiental (recursos essenciais como comida, água, caixa de areia, áreas para arranhar, de lazer e descanso, etc), prevenção de doenças e parasitas, além do comportamento. Esse também é o momento perfeito para você fazer perguntas e compartilhar quaisquer mudanças no comportamento do seu gato. Mesmo pequenas alterações podem ser sinais de um problema médico.
Com um exame físico completo e as informações que compartilha, você e o médico veterinário podem criar um plano para atender às necessidades individualizadas de seu bichano. Check-ups regulares são essenciais para um gato saudável e feliz.
#DICAEXTRADADICA
Muitos gatos não gostam de ir ao veterinário, e isso geralmente começa com a dificuldade de colocar seu gato na caixa de transporte. Mas lembre-se, depois de dominar a forma como colocar seu gato na transportadora, toda a visita ao veterinário, geralmente, será menos estressante.
Por que meu gato tem medo de entrar na caixa de transporte?
Os gatos sentem-se mais à vontade com o que é familiar e precisam de tempo para se ajustar ao desconhecido. Portanto, se a caixinha não for um objeto em seu ambiente normal, seu gato não terá tempo de se familiarizar com ela. Ele provavelmente associa sua transportadora a visitas ao consultório do veterinário, que não deve ser seu lugar favorito. Respeite a necessidade de tempo para o felino para se familiarizar com novas situações, pessoas e lugares. Fique calmo. Os gatos podem sentir nossa ansiedade ou frustração, o que pode fazer com que fiquem com medo ou ansiosos. O objetivo é que seu gato aprenda a associar o portador a experiências positivas e entre nele com frequência e voluntariamente. Ajude seu gato a se sentir confortável com a caixa de transporte:
:: Faça da transportadora um lugar familiar em casa, deixando-a em um cômodo onde o gato passa muito tempo.
:: Coloque roupa de cama macia familiar dentro da caixa e peças com seu cheiro, para fazer com que seu gato se sinta mais seguro.
:: Coloque ração seca e um pouco de ração úmida (sachê, por exemplo), erva-de-gatos ou brinquedos dentro da caixa para encorajá-lo a entrar. Frequentemente, você verá primeiro que os alimentos serão removidos da transportadora durante a noite.
:: Os gatos não aprendem com punição ou força. Dê recompensas para encorajar um comportamento positivo.
:: Pode levar dias ou semanas antes que seu gato comece a confiar na transportadora. Mantenha a calma, seja paciente e recompense os comportamentos desejados.
Se você ainda tiver problemas, pode ser necessário avaliar a própria transportadora e encontrar uma que seu gato goste. O médico veterinário pode ajudá-la nessa busca. Limpe o transportador completamente com um limpador não nocivo, enxágue bem e deixe secar ao sol por um dia. Isso pode ajudar a remover quaisquer feromônios de estresse liberados anteriormente.
E, por último, se nada disso der certo você pode tentar usar Feliway spray, que são feromônios sintéticos que causam sensação de bem-estar aos felinos. Borrife dentro da caixa no paninho que ele já está acostumado, aguarde 15min e coloque seu gato dentro da caixa, cubra-a com outro pano familiar. Dentro do carro, leve a caixa no chão, local mais firme e seguro, para evitar que ele fique nauseado com o movimento.
Apresentado por Empório de Bicho Medicina Veterinária
Dra. Luciane Ballardin: CRMV-RS 6051
Carlos Giesen, 66, Exposição, Caxias do Sul
Facebook / Instagram: @emporiodebicho
(54) 3025.2076 | 99971.3579