Warning: ini_set(): A session is active. You cannot change the session module's ini settings at this time in /home2/revis236/public_html/kernel/ApplicationBootstrap.php on line 21
Pelos dos pets precisa de atenção | Revista Afrodite

Atenção aos pelos

Os gatos são considerados os animais mais limpinhos entre os domésticos. Isso se deve, principalmente, ao fato de eles fazerem a própria higiene, lambendo-se com frequência. O problema é que nessa autolimpeza acabam ingerindo muitos de seus pelos e, quando não conseguem expeli-los, formam-se bolas no estômago, que podem ocasionar vários problemas. Quer saber como ajudar seu gatinho a reduzir esse risco? Fique atento para essas quatro dicas.

#1 Escove seu gato
O ideal é que os tutores façam o uso de pentes, escovas ou acessórios semelhantes regularmente 
nos felinos, principalmente nos de pelo longo, mas a dica é válida também para os bichanos de pelo curto. A prática auxilia na retirada dos fios soltos, evitando que sejam ingeridos pelo pet. Mas lembre-se: é recomendado o uso de materiais específicos para gatos e de acordo com o tipo de pelagem.

#2 Esteja atento aos sinais
Alguns tutores parecem estar acostumados com as bolas de pelo que os animaizinhos cospem e também com as crises de tosse frequentes. Mas esses dois fatores devem acender o sinal vermelho e inspirar cuidados. Gatos que cospem ou vomitam bolas de pelo em excesso devem ser levados para uma avaliação profissional, pois a condição pode desencadear complicações.

#3 Cuide da alimentação
Uma das dicas mais recorrentes que ouvimos sobre a alimentação de gatinhos com problema de bolas de pelo se refere à ingestão de graminhas. A maioria dos pets gosta de mastigar a chamada erva de gato, que auxilia na eliminação das bolas de pelo. Porém, a planta irrita a mucosa gástrica, ocasionando vômito, ou seja, acaba prejudicando ainda mais o animalzinho, não sendo recomendada pelos médicos veterinários.

#4 Busque orientação
É importante que seu pet tenha acompanhamento médico veterinário, principalmente aqueles que já apresentam problemas relacionados às bolas de pelo. Na medicina veterinária, existem nutracêuticos específicos para os felinos que atuam na diminuição dos vômitos com pelos. Faça acompanhamento periódico do seu animalzinho para que um especialista possa indicar a melhor forma de prevenção ou tratamento.

Lembre-se: os gatos se lambem para fazer a própria higiene, mas também como um ato instintivo da espécie. Por isso, é importante estar sempre atento ao seu pet, cuidando e observando suas reações para manter uma vida mais saudável e alegre.

Apresentado por Empório de Bicho Medicina Veterinária
Rua Carlos Giesen, 66, Exposição, Caxias do Sul 
(54) 3025.2076 99971.3579
@emporiodebicho