Assim como acontece com os humanos, o clima mais frio representa uma ameaça à saúde dos animais de estimação. Os tutores de pets idosos, em especial, precisam ficar atentos para as dores articulares, já que cães e gatos de idade mais avançada costumam apresentar doenças osteoarticulares, que podem se tornar agudas nos dias de baixa temperatura.
"A artrose é umas das enfermidades mais comuns e representa cerca de 70% desses problemas nos cães”, explica o médico-veterinário Alejandro Chapochnicoff, da clínica veterinária Empório de Bicho. Especialista em ortopedia, ele acrescenta que a enfermidade tem progressão lenta e crônica, por isso muitos casos não são identificados. “É necessário prestar atenção aos sinais, como demonstração de dores agudas nos dias mais frios.”
Causas e tratamentos
As principais causas para a incidência da artrose são artrite, processos autoimunes, sobrecarga articular, obesidade e dietas inadequadas. A displasia e o traumatismo também podem estar por trás da doença.
Hoje existem formas de diminuir as dores que os animais acometidos por essa enfermidade sentem.
Foto Depositphotos
Os gatos
Os gatos também sofrem com artrose. As partes mais afetadas são as articulações coxofemurais e os cotovelos. Algumas atitudes como o uso de caixas de areia com bordas baixas, comedouros e bebedouros elevados, além de camas macias ajudam a aumentar o bem-estar dos felinos.
Conforto extra
Camas ortopédicas com espuma de memória são opções confortáveis para pets com problemas nas articulações, especialmente seniors. A espuma viscoelástica reage ao calor e peso do animal, moldando-se à forma do corpo e, assim, garantindo um apoio adequado onde ele necessita.
Apresentado por Empório de Bicho Medicina Veterinária
Rua Carlos Giesen, 66,
Exposição - Caxias do Sul
(54) 3025.2076 / 99971.3579
Facebook e Instagram: emporiodebicho