É difícil acessar o site do Amigo Não se Compra sem se encantar com as fotos dos mais de 15 mil cães e gatos cadastrados para adoção. São bichos do Brasil inteiro que foram resgatados da rua e que agora esperam um lar.
A ideia começou com o casal de publicitários Natalia Kelbert e Amure Pinho que, ao conhecer alguns abrigos, percebeu que o número de animais abandonados é bem maior que o de adotados. A conta não fecha e o resultado são milhares de cães e gatos que nunca terão uma família. Assim, surgiu a vontade de dar visibilidade aos animais abandonados e mostrar às pessoas que amigo não se compra.
Desde o início, o projeto foi uma construção coletiva. A ideia foi lançada em 2012, no site de crowdfunding Catarse e recebeu o apoio de mais de 120 pessoas. Dois meses depois, o valor necessário para pagar o desenvolvimento do site - cerca de 10 mil reais - foi conquistado com a ajuda de familiares, amigos e pessoas completamente desconhecidas que se identificaram com a causa.
Hoje, sete anos depois, mais de sete mil dos animais cadastrados já foram adotados e o número só aumenta. No mês de agosto, quase 200 animais ganharam novos lares.
"Estamos conseguindo criar uma cultura de empatia pelos animais, mostrando que não faz sentido comprá-los como se fossem objetos" conta Natalia. Além do site, há também o blog que dá dicas de cuidados com os pets, com o intuito de reduzir o abandono. Para completar, o site informal virou uma ONG registrada e já começou a fazer parcerias com empresas.
Como funciona
ONGs ou protetores publicam os animais contando detalhes sobre suas características e personalidade. Já quem está interessado em ter um novo bichinho pode acessar www.amigonaosecompra.com.br e procurar um que tenha a ver com seu perfil. Quando encontrar aquele especial, basta clicar em “quero adotar” e pronto, é só combinar como buscar o mais novo membro da família.
Como ajudar
É possível ajudar divulgando os animais para adoção, atuando como voluntário ou apoiando financeiramente através do Clube do Amigo (acesse o site para mais informações).