Warning: ini_set(): A session is active. You cannot change the session module's ini settings at this time in /home2/revis236/public_html/kernel/ApplicationBootstrap.php on line 21
Vocal Sem Batuta lança CD Sambas e Bossas | Revista Afrodite

Vocal Sem Batuta lança CD no próximo sábado

Jane Zanonato, Luiza Virginia Caon, Marisa Lourenço Schaefer, Maria Cleuza Gobetti , Beatriz Rücker Saretta, Tadiane Tronca e Cibele Tedesco / Foto Mari Nora
Jane Zanonato, Luiza Virginia Caon, Marisa Lourenço Schaefer, Maria Cleuza Gobetti , Beatriz Rücker Saretta, Tadiane Tronca e Cibele Tedesco / Foto Mari Nora

O Vocal Sem Batuta lança, em 8 de dezembro, às 20h, no SESC, seu CD intitulado Sambas e Bossas com financiamento do Financiarte da Prefeitura de Caxias do Sul. Fazem parte do Vocal, que há 23 anos interpreta clássicos da MPB, as cantoras: Marisa Lourenço Schaefer (soprano), Maria Cleuza Gobetti (soprano), Cibele Tedesco (Mezzo Soprano que também faz a direção musical), Luiza Virginia De Zorzi Caon (Mezzo Soprano), Tadiane Tronca (Mezzo Soprano), Beatriz Erica Rücker Saretta (Contralto) e Jane Zanonato (Contralto).

As vocalistas iniciaram suas trajetórias com a participação em coros de Caxias do Sul, mas com o tempo buscaram um formato mais enxuto, um trabalho mais dinâmico e sem a tradicional “regência” que os coros exigem, direcionando o repertório à música brasileira, mais precisamente com sambas e bossas que marcaram a cena musical brasileira.

“O desejo de gravarmos um CD sempre esteve presente no grupo. Por meio do Financiarte surgiu a possibilidade concreta de registrarmos o repertório do espetáculo Sala Brasil, Sambas e Bossas que apresentamos desde 2013 em Caxias do Sul e em várias cidades da região. Esse trabalho conta com uma grande qualidade na seleção das músicas e boa parte das canções possuem arranjos que são únicos e exclusivos nossos. Sentimos que era necessário registrar esse produto de uma maneira mais permanente, como uma forma de divulgação, memória e manutenção do grupo” explicam as integrantes do grupo.

A obra reúne 13 canções e pode-se destacar Chega de Saudade, uma composição de Tom Jobim e letra de Vinícius de Moraes, com arranjo de Celia Vaz. É uma canção emblemática, pois revolucionou o modo de fazer e interpretar a MPB brasileira. Outros títulos como A Rosa, uma Composição de Chico Buarque e Djavan e Arranjo de Regina Lucatto, Adonirando, seleção de quatro sambas do compositor Adoniran Barbosa, com arranjo de Gilberto Salvagni e Maricotinha, composição de Dorival Caymmi e Arranjo de Vicente Ribeiro, retratam o estilo do grupo por seus arranjos exclusivos, em que cada voz tem um papel fundamental, oferecendo riqueza nas harmonias e interpretações.

O espetáculo de sábado ainda conta com uma banda formada por cinco músicos e com a participação especial do dançarino Giovani Monteiro. A entrada é 1kg de alimento não perecível. Os ingressos poderão ser adquiridos antecipadamente no próprio local.