Grupos, atores e produtores ligados à cena independente das artes cênicas da Serra estarão reunidos na primeira edição do FEITO – Festival Independente de Teatro, de 28 de outubro a 4 de novembro. 11 apresentações mobilizarão seis grupos, um performer e uma atriz durante uma semana de programação na Casa das Etnias e na Sala de Teatro Valentin Lazarotto, junto ao Ordovás.
Aproximando temáticas, estilos e recursos dramatúrgicos diversos, o FEITO quer dar visibilidade e difundir obras de grupos e artistas que atuam em Caxias e região de forma alternativa e independente. A seleção de atrações aproxima formações que estão começando sua trajetória e outras com uma carreira já estabelecida. Assim, as peças vão do humor ao musical, incluindo dialeto talian e formatos diferentes. Dentre os espetáculos estão Mitincanto, nova montagem do Miseri Coloni, uma versão piano e percussão do Coro Juvenil do Moinho/UCS para o clássico Os Saltimbancos, e Obscena Senhora, peça da atriz caxiense Rafaela Giacomelli, que tem feito teatro em penitenciárias estaduais.
O festival é uma iniciativa do Coletivo Enredo, grupo formado pelo ator Cristian Beltrán (Chile) e pelo cineasta Pedro Nora (Brasil) que busca formar parcerias com grupos locais e realizar espetáculos com o intuito de dinamizar a cena teatral e cinematográfica regional, estabelecendo laços no contexto nacional. Produzido com parcerias com a iniciativa privada e através de financiamento coletivo (adesões seguem abertas no link) o FEITO também tem apoio da Unidade de Teatro da Secretaria Municipal de Cultura de Caxias do Sul e Vinhos Fante, de Flores da Cunha.
Os ingressos custarão R$ 30, mas com a garantia de meia-entrada para compras antecipadas, estudantes, idosos, classe artística, servidores públicos e Clube do Assinante Pioneiro (titular e acompanhante). Sugere-se a doação de um quilo de alimento não perecível, que será destinado à Associação Criança Feliz.
Confira as atrações da primeira edição do FEITO:
VIM BUSCÁ-LO
Grupo (A)Temporal
Peça aborda o conceito de velhice, faz uma reflexão sobre questões que afetam os idosos em suas mais variadas formas, e mostra como as relações interpessoais são modificadas com a passagem do tempo.
HERANÇAS E CONFUSÕES
Grupo Gare Teatral
Adaptação livre do texto “Mulheres, heranças e confusões” de Almirante, trata-se de uma comédia de erros, com personagens caraterísticos da nossa região que dão vida a uma história de encontros e desencontros.
MITINCANTO
Associação Cultural Miseri Coloni
Música, canto e teatro com tradicionais mitos da cultura italiana. Com roteiro de José Clemente Pozenato, o personagem Nanetto Pipetta reaparece em montagem falada em dialeto talian.
OS SALTIMBANCOS
Coro Juvenil do Moinho/UCS
A revolução do jumento, do cachorro, da galinha e da gata, que nunca perdeu sua relevância, é adaptada e “recantada” ao pelas vozes e interpretações do Coro Juvenil do Moinho/UCS.
OBSCENA SENHORA
Rafaela Giacomelli
Inspirada na obra de Hilda Hilst, a peça tem texto, direção e atuação de Rafaela Giacomelli, atriz caxiense que atualmente integra projeto de teatro em penitenciárias femininas do Estado.
CONTOS DO AVÔ SOL E DA AVÓ LUA
Cabelos Trançados
Pequenas histórias que nos levam aos tempos de nossos ancestrais são apresentadas em linguagem que une contos, músicas, bonecos e ilustração animada reunindo a atriz Aline Tanaã e os autores, ilustradores e artistas plásticos Gio e Doug.
FREDDIE ROCK STAR - PERFORMER
Fábio Schmidt
Performance que propõem mais do que a dublagem musical, mas um trabalho de mimese corporal sobre Freddie Mercury, o líder da banda inglesa Queen.
TACA-LHE CLOWN
Taca-lhe Clown
Um trio de palhaços às voltas com a montagem de um show de rock usa recursos musicais e circenses num espetáculo de palhaçaria dedicado a todas as idades.