A primavera já chegou e com ela a 13ª edição do Concerto da Primavera da Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul. O evento será realizado no dia 20 de outubro, domingo, propondo ao público um passeio pela história do samba, tem entrada franca e se inicia às 10h30, no estacionamento do Cetel.
'Nas raízes do samba, a sinfonia da alegria’ é o tema da apresentação deste ano, com roteiro do pesquisador e livreiro Germano Weirich. Sob a regência do maestro Manfredo Schmiedt, o concerto contará com a presença da solista Bruna Balbinot, vocalista do Bloco da Velha, e do Luastral e Banda, que levará a viola de sete cordas, o cavaco, o surdo, o rebolo e o pandeiro para somar aos instrumentos sinfônicos. Também está confirmada a participação dos bailarinos Giovani Monteiro e Caroline Zini, da Escola de Dança Clube Ballroom.
Como o evento ocorre ao ar livre, são bem-vindas cadeiras, toalhas e almofadas para melhor acomodação do público. Água quente e erva-mate serão disponibilizadas. Em caso de chuva, a apresentação será transferida para o UCS Teatro, com entrada limitada à sua capacidade.
Repertório
Com variações históricas e adaptações ao público de cada época, o samba manteve a essência que remete à sua origem: um gênero popular, nascido da coletividade, marcado pela miscigenação e que ultrapassa fronteiras sociais, com temas que falam diretamente ao âmago da cultura nacional.
A pesquisa sobre as vertentes e a história do samba levou à seleção de grandes obras que ilustram as mensagens de alegria propagadas pelo gênero musical ao longo dos últimos cem anos. O repertório contempla sambas de 1929 a 2002, de compositores consagrados como Noel Rosa, Lupicínio Rodrigues, Ary Barroso, Adoniran Barbosa, Gonzaguinha. O envolvimento das mulheres com a criação do samba, desde sua origem, também é homenageado com composições de Dona Ivone Lara e de intérpretes como Beth Carvalho, Clara Nunes, Alcione e Elis Regina, que imortalizaram clássicos do gênero.
José Barbosa da Silva (Sinhô): Jura
Noel Rosa: Com Que Roupa
Lupicínio Rodrigues/Felisberto Martins: Se Acaso Você Chegasse
Ary Barroso: Isso aqui o que é
Geraldo Pereira: Falsa Baiana
Jorge Aragão, Almir Guineto e Luiz Carlos: Coisinha do Pai
Adoniran Barbosa: Saudosa Maloca
Zé Kéti: A voz do Morro
Dorival Caymmi: Maracangalha
Adoniran Barbosa/Osvaldo Molles: Tiro ao Álvaro
Adoniran Barbosa: Trem das Onze
Martinho da Vila: Canta, canta minha gente
Candeia: O Mar serenou
Aloísio Silva/Edson Conceição: Não deixe o samba morrer
Jorge Aragão/Neoci Dias/Dida: Vou Festejar
Assis Valente: Brasil Pandeiro
Done Ivone Lara/Délcio Carvalho: Sonho Meu
Gonzaguinha: O que é o que é
Arlindo Cruz/Sombrinha/Luiz Carlos Da Vila: O show tem que Continuar
Roque Ferreira/Grazielle: Samba Pras Moças
Toninho Geraes: Mulheres
Eri Do Cais/Serginho Meriti: Deixa a Vida me Levar
Nelson Rufino/Carlinhos Santana: Verdade