Estreia nesta quinta-feira (24/01), na Sala de Cinema Ulysses Geremia, no Centro de Cultura Ordovás, o filme “O Confeiteiro”. O longa, que tem como diretor e roteirista o israelense Ofir Raul Graizer, retrata a história de Thomas, um confeiteiro alemão que viaja para Jerusalém atrás da esposa e filho do seu falecido amante, Oren. Lá, Thomas começa a trabalhar para a viúva, que mal sabe que ambos compartilham de uma enorme tristeza pela perda do mesmo homem.
Segundo Gilmar Marcílio, diretor da Unidade de Cinema e Vídeo da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), “O Confeiteiro” é repleto de silêncio e delicadeza. “O filme narra uma trajetória afetiva permeada pela perda. O que não diminui, em momento algum, a intensidade do sentimento nutrido. Valendo-se da comida como uma metáfora para a ligação entre Thomas e Oren, o que se vê é a construção de um itinerário amoroso, superando os tabus e as regras de uma sociedade repressiva como a de Israel. Anat, a viúva, costura essa bela e pungente história e o fará como um ser humano em busca de si mesmo e do entendimento do que lhe parece, inicialmente, inaceitável. Mas que faz parte, como tudo, do lento aprendizado para entender a vida”, completa.
O longa seguirá em cartaz até o dia 03 de fevereiro, com sessões de quinta-feira a domingo, sempre às 19h30. Os ingressos custam R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada para estudantes, beneficiários ID Jovem, idosos e servidores municipais). O filme tem classificação indicativa de 14 anos.