O tema da primeira edição do Café Político Filosófico será o fascismo, com base na análise crítica do livro Como Conversar com um Fascista, de Marcia Tiburi e no texto "Fascismo Eterno", de Umberto Eco. O evento acontecerá no Instituto Cultural Taru (Rua La Salle, 933, São Pelegrino) no próximo sábado (13), a partir das 14h.
Com o objetivo de formar um grupo de reflexão sobre temas que vem sido discutidos no Brasil, o projeto é idealizado por Giulia Marques e terá mediação de Tiago André Vargas nessa edição. Os organizadores do evento estão disponibilizando PDFs das obras. Para saber mais, basta conversar com os contatos abaixo:
Sobre os autores das obras discutidas:
Marcia Tiburi é professora, nascida no interior do Rio Grande do Sul e residente no Rio de Janeiro. Graduada em Filosofia (PUC-RS) e em Artes Plásticas (UFRS), aos 23 anos conquistou o Mestrado e aos 29 o Doutorado em Filosofia (UFRS). Foi a primeira mulher a lecionar em duas universidades onde trabalhou.
Umberto Eco nasceu em 1932 em Alexandria, Itália. Formou-se em Filosofia e Literatura e tornou-se mestre acadêmico na Universidade de Turim. Em 1980, publicou o livro pelo qual seria mais conhecido, O Nome da Rosa. A obra foi o seu primeiro romance e foi adaptada para o cinema em 1986.