A criatividade e a inovação irão contagiar a cidade de Caxias do Sul que, pelo segundo ano consecutivo, é uma das cidades escolhidas como polo do Dia Mundial da Criatividade (DMC). O evento ocorre simultaneamente, no dia 21 de abril, em mais de 50 municípios do Brasil e também em Portugal. Em Caxias do Sul, serão dois dias (21 e 22 de abril), três locais e mais de 20 oficinas e palestras gratuitas de desenvolvimento mental e pessoal, com o intuito de despertar a criatividade nos participantes e impulsionar ideias inovadoras na região.
“Inovação é tudo aquilo que impacta positivamente no dia a dia, fomenta o desenvolvimento e traz resultado. Independentemente da escala em que isso acontece, a Criatividade é o combustível deste processo”, afirma Vanessa Kukul, líder local do Dia Mundial da Criatividade e Diretora de Inovação e Criatividade da Escola Caxias Criativa, que promove a programação local. “O objetivo do DMC é justamente despertar a criatividade que está presente em cada pessoa e desmistificar essa ideia de que a inovação está necessariamente atrelada à tecnologia”, reitera Vanessa.
A programação foi ampliada em relação à última edição, contando agora com dois dias de oficinas e palestras voltadas, tanto para o despertar criativo, quanto para qualificação pessoal, além de ações abertas ao público nos espaços anfitriões. Ao todo, é esperado um público 30% maior que o registrado em 2018.
Acervo Escola Caxias Criativa / Gabriela Oliveira
As atividades locais do Dia Mundial da Criatividade iniciam no dia 21, às 10h, na Casa Paralela, e se estendem por todo o domingo, até as 18h. Já no dia 22, logo cedo, às 8h30min, a Casa Cinquentenário Coworking e Cozinha Colaborativa já recebe a primeira atividade de uma ampla programação de palestras e oficinas que ocorrem até as 19h. Simultaneamente, das 9h às 21h, o Shopping Prataviera será palco de um Circuito Criativo, com desafios que estimulam a criatividade e convidam os participantes a experimentar o "fazer diferente".
O acesso aos espaços, assim como todas as atividades e ações, é gratuito. Para as oficinas e palestras, é necessário realizar a inscrição no site oficial do evento (www.diamundialdacriatividade.com.br), já que as vagas são limitadas. Também será possível realizar a inscrição nos locais para atividades com vagas em aberto.
Confira abaixo programação completa:
Dia 21/04 - Casa Paralela
Rodrigo Guidini - Oficina Criando no Ato! (10h - 11h)
Gabriela Saccaro - Oficina de Cartas (11h - 12h)
João Paulo Vargas - Oficina Origami - Iniciando a arte em papel (14h - 15h)
Carol Luchese e Juliana Siqueira - Oficina Introdução à Aquarela (15h - 16h)
Aline Corso - Oficina A Fragmentação do Eu e as Múltiplas Identidades em Tempos de Redes Sociais (16h - 17h)
Catelini Padilha - Oficina Bordado Criativo (16h - 17h)
Leonardo Ferrolho – Bate-papo Carnaval e Empreendedorismo (17h - 18h)
Dia 22/04 - Casa Cinquentenário Coworking e Cozinha Colaborativa
Vanessa Kukul - Palestra Economia Criativa (8h30 - 10h)
Alessandra Rosa - Oficina Autoliderança (10h - 11h)
Gabriela Oliveira - Oficina Pensando na jornada de um serviço (11h - 12h)
Vanessa Kukul - Oficina Jogo das Gerações (14h - 15h)
Helen Klerig - Oficina Project Lego Game (15h - 16h)
Joe Guidini - Oficina Endotelling (16h - 17h)
Gabriela Saccaro - Oficina Criatividade e Ambiente de Trabalho (17h - 18h)
Caliandra Troian - Oficina Desmitificando o incentivo cultural (17h - 18h)
Vanessa Kukul - Palestra Capacitando a mente criativa (18h - 19h)
Dia 22/04 - Shopping Prataviera
Circuito Criativo com desafios que estimulam a criatividade, a coletividade e oportunizam a experiência do "fazer diferente" - Desafio do Dado, Amarelinha Criativa e Quadro com Arte Colaborativa (9h – 21h).
Sobre o Dia Mundial da Criatividade
Para celebrar a importância da Criatividade na inovação e no desenvolvimento da economia e da sociedade, em 2017 a Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu o dia 21 de abril como Dia Mundial da Criatividade (DMC). A primeira edição do DMC ocorreu em 2014, em São Paulo.
Sobre a Escola Caxias Criativa (ECC)
A escola caxiense movimenta desde 2016 o cenário do empreendedorismo e da economia criativa na região, desenvolvendo e fomentando Inovações Disruptivas, Soluções Criativas e a Cultura do Empreendedorismo, por meio programas educacionais, ações InCompanies e consultorias práticas.