Warning: ini_set(): A session is active. You cannot change the session module's ini settings at this time in /home2/revis236/public_html/kernel/ApplicationBootstrap.php on line 21
Comemoração ao Dia da Cachaça | Revista Afrodite

Comemoração ao Dia da Cachaça

Aguardente, parati, água-de-cana, branquinha, a bebida tipicamente brasileira, a cachaça, ganha diferentes nomes, por influências regionais, mas é apreciada em todo o país e até mesmo no exterior. Considerada a segunda bebida alcoólica mais consumida no mercado interno e com mais de 500 anos de história, o destilado símbolo ganhou uma data em sua homenagem. Criado pelo Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC), o Dia Nacional da Cachaça (instituído em 13 de setembro) será comemorado pela primeira vez na Serra Gaúcha.

Para brindar a data da bebida genuinamente brasileira, a empresária caxiense Susana Chies, responsável pela marca de destilados artesanais Casa Três Vendas realiza, no dia 14 de setembro, a primeira edição do “Dia da Cachaça”. O evento ocorrerá no espaço doYoo Boutique Food Store e do Alligator Steakhouse (Rua Os Dezoito do Forte, 1525 – Centro de Caxias do Sul/RS), a partir das 19h.

O tom da diversidade do encontro ficará por conta da protagonista da noite, a cachaça artesanal e orgânica da Casa Três Vendas, que estará incorporada em drinks especiais, como mojitos, caipirinhas e batidas e até mesmo no menu criado para o dia. Para completar a noite de boemia, a roda de samba de raiz ficará por conta do show do grupo Seresteiros do Luar.A entrada é livre para o público.

História da Cachaça

A cachaça é um produto típico brasileiro relevante para economia desde os tempos coloniais. Nessa época, seu consumo levou à redução da compra da bagaceira, produzida por Portugal, que proibiu a fabricação e a venda da cachaça em todo o território brasileiro, em 13 de setembro de 1649. Os proprietários de cana-de-açúcar e alambiques se revoltaram em 1661, também em 13 de setembro, e tomaram o poder no Rio de Janeiro deflagrando a Revolta da Cachaça, um dos primeiros movimentos de insurreição nacional. Por conta desses fatos essa data foi escolhida como Dia Nacional da Cachaça para rememorar sua marca na cultura brasileira desde quando foi um símbolo de resistência.

Curiosidades sobre a cachaça:

1 - Acredita-se que a palavra cachaça tenha vindo de cachaza, nome espanhol dado ao vinho de borra;

2 - Os principais estados produtores são: São Paulo, Pernambuco, Ceará, Minas Gerais e Paraíba, já os principais consumidores são: São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Ceará, Bahia e Minas Gerais.

3 – A pinga já foi tema de diversas músicas: Cachaça não é água (marchinha de carnaval), Pinga (Pato Fu), Moda da pinga (Inezita Barroso);

4 - Em 2016 a cachaça foi exportada para mais de 54 países;

5 - Conforme registro do Guinness Book, o maior barril de cachaça do mundo tem oito metros de altura e capacidade para 374 mil litros e fica localizado no município de Maranguape, no Ceará;

6 - Estima-se que o Brasil possui capacidade instalada de produção de Cachaça de aproximadamente 1,2 bilhão de litros anuais, porém se produz anualmente menos de 800 milhões de litros.

Fonte: Lato Sensu