Dedicado em aproximar ao grande público a arte milenar dos tapetes orientais, o marchand porto-alegrense, Nicholas Bublitz, volta a Caxias do Sul na terça-feira, dia 7 de novembro. Ele realiza a terceira edição do Grande Leilão na Serra Gaúcha, projeto que inclui peças em Cristal, Prata e Porcelana, além de levar ao pregão pinturas de artistas brasileiros de grande expressão no cenário nacional.
A coleção de arte de Bublitz será a atração do Grande Leilão que ocorrerá no Hotel Samuara, em Caxias do Sul, com as atenções de Antônio e Tutty Sehbe. São 150 lotes com peças que resgatam o valor intrínseco de artistas reconhecidos e premiados mundialmente.
Entre os artigos que serão leiloados, cristais e porcelanas européias e chinesas, pratarias, tapetes orientais e pinturas de personalidades como o artista plástico, Aldemir Martins, um dos nomes mais importantes do panorama artístico do Brasil e do mundo. Seu quadro é um dos itens mais caros do Leilão. Obras de Kenji Fukuda, Fernando Ikoma e do gaúcho contemporâneo Antônio Soriano estão entre as escolhidas para a ocasião.
A coleção de tapetes de Bublitz é composta por peças tradicionais persas, turcas e indianas feitas à mão, que representam cidades, regiões ou tribos do mundo. No acervo estão os tapetes Tabriz, Tabriz Mahi, Kashan, Gouchan, Hamadan e Backthiar.
A exposição das obras se iniciará às 19h30min na Sala da Lareira, no Hotel Samuara, até o horário do pregão, que será comandado pela leiloeira oficial Marly Marensi Dishinger, às 20h.
Há 10 anos, o marchand também é responsável por leilões de arte transmitidos na televisão, na TV Urbana de Porto Alegre, emissora afiliada a Rede Esporte Interativo no Rio Grande do Sul.