A terceira edição daStartup Weekend em Caxias do Sul, que ocorre das 18h de sexta, dia 19, às 20h de domingo, dia 21, no auditório do Bloco J da Universidade de Caxias do Sul, deverá ter o limite de 100 participantes atingido até o final da semana. Cerca de 90 inscrições já estavam confirmadas até esta quarta, dia 17. Interessados ainda podem adquirir ingressos pelo site.
Criada em Seatlle (EUA), aStartup Weekend é hoje uma organização de âmbito global, sem fins lucrativos, que tem como missão o fomento a ecossistemas de inovação por meio do ensino experiencial. Com esta proposição, promove eventos de empreendedorismo e inovação pelo mundo, já tendo percorrido 450 cidades de 100 países.
A atividade é voltada a potenciais e atuais empreendedores que tenham interesse em abrir seu horizonte de negócios, aprender metodologias de inovação e gerar network. “É mais uma forma de incentivar o empreendedorismo na região, a partir de uma metodologia utilizada no mundo inteiro, que valoriza a experiência multidisciplinar do participante”, observa a coordenadora do Programa de Empreendedorismo da UCS, Elóide Pavoni, “o que acaba agregando conhecimentos e recursos no desenvolvimento das ideias de negócios”.Como funciona Todos os eventos do Startup Weekend pelo mundo seguem o mesmo modelo básico: qualquer pessoa pode expor a sua ideia de startup e receber feedback de outros participantes. A seguir, são formadas equipes em torno das ideias escolhidas por votação. Os times, então, partem para as etapas de criação do modelo de negócio, programação, design e validação do produto ou serviço no mercado.
Do início à apresentação do mínimo produto viável (MVP) para uma banca avaliadora são 54 horas de imersão na prática do empreendedorismo. O desenvolvimento é apoiado na orientação de mentores ao longo do fim de semana. Nesta edição participarão especialistas das áreas de negócios, design, marketing, Direito e Tecnologia da Informação. De acordo com a rede SW, mais de 8 mil startups já foram criadas nos eventos realizados pela marca. No Brasil, são exemplos o aplicativo Easy Táxi e o portal de pedidos online Devorando.Programa de Empreendedorismo da UCS tem metodologia similar A Startup Weekend deste ano ocorre em parceria com a UCS que, através da disciplina de Empreendedorismo, ministrada obrigatoriamente a 33 cursos de graduação e eletiva para os demais, aplica metodologia semelhante para ensinar o desenvolvimento de negócios ao longo de um semestre. “Para os alunos que estão participando do programa, o evento é um impulso para melhorar e até viabilizar sua ideia de negócio, assim como para expandir o network para quando for de interesse a implantação de um empreendimento”, assinala Elóide.REDE DE PROFISSIONAIS O Startup Weekend contará com a participação de profissionais das áreas de:- Negócios:administradores, profissionais de Marketing ou todos que possuem o conhecimento para validar a ideia, montar o modelo de negócio e construir uma marca.- Desenvolvedores/TI:são os desenvolvedores, engenheiros de softwares e programadores. Têm o conhecimento para idealizar sistemas e desenvolver 'mocapes' (do inglês mock-up, utilizado para designar 'imitação'. Refere-se a um teste de produto ou serviço antes de ele ser levado à produção/execução).- Designers:são os designers, ilustradores e publicitários. Têm o conhecimento para comunicar a ideia por meio de mocapes, desenhos e apresentações.