O Centro de Auxílio às Pessoas com Câncer (CAPC) de Caxias do Sul realiza no dia 19 de novembro (domingo) a 5ª Mateada pela Vida. O encontro é alusivo à campanha Novembro Azul, que busca conscientizar homens sobre a importância do diagnóstico precoce e prevenção do câncer de próstata. A ação é aberta à comunidade e ocorre a partir das 15h, no Parque dos Macaquinhos.
Na tentativa de melhorar e expandir o alcance das atividades, o CAPC busca apoiadores para o evento. Para isso, a entidade procura voluntários que auxiliem na recepção dos participantes, naentrega dos laços azuis (símbolo da campanha), apresentações artísticas e também empresas que contribuam com a estrutura que será usada no dia, como por exemplo, nadoação de erva-mate, água e montagem do palco.
Hospitais e clínicas que queiram oferecer serviços de saúde e beleza à comunidade podem entrar em contato com o Centro, pelo telefone (54) 3029-9600 ou pelo whatsapp (54) 98126-4699. Algumas das opções para o dia do evento são: aferição da pressão, testes de visão, medição da glicose, corte de cabelo, entre outras.
O CAPC não é uma entidade médica, elepresta apoio emocional e acredita na prevenção e na importância da assistência da família durante todo o tratamento do câncer. É uma organização não governamental e sobrevive de doações da comunidade através do telemarketing e ações desenvolvidas para arrecadação de fundos para sua sustentabilidade e auxílio aos assistidos. Durante todo o ano são realizadas palestras, dentro e fora do Centro, que visam à conscientização em relação à prevenção dos diversos tipos de câncer.
“Nosso lema é 'quem se ama, se cuida, se toca' porque as pessoas têm que conhecer o seu corpo, sentir se algo não está certo e procurar um especialista”, pondera a assistente social Marilei Nunes Vieira.
A sede do Centro de Auxílio às Pessoas com Câncer de Caxias do Sul está localizada na Rua Rodolfo Braghirolli, n° 666, no bairro Cinquentenário. Mais informações podem ser obtidas no site.