Palestra sobre Setembro Amarelo

Foto: Divulgação

Associar cores em determinados meses para chamar a atenção de alguns problemas enfrentados na comunidade mundial já estão incorporados no dia a dia das pessoas. E não poderia ser diferente com o mês de setembro, denominado “Setembro Amarelo”, que busca discutir sobre o suicídio.

“Setembro Amarelo” é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção.

Na Universidade de Caxias do Sul, neste sábado, dia 2 de setembro, será realizado o lançamento da Campanha de Prevenção ao Suicídio, com palestras que irão ocorrer, a partir das 9 horas, no auditório do Bloco H: a abertura será com a palestra “Prevenção do suicídio”, com os médicos psiquiatras Ricardo Nogueira (do Centro de Prevenção da Vida e Prevenção ao Suicídio do Hospital Mãe de Deus de Porto Alegre) e Andres Kieling (do Instituto da Mente de Novo Hamburgo).

A atividade terá continuidade com os seguintes temas: “O suicídio do ponto de vista filosófico, sociológico e psicológico”, com Luís Fernando Biasoli, Caetano Kayuna Sordi, Barbará Dias e Tânia Cemin Wagner e apresentação do Centro de Valorização da Vida (CVV).

Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde de Caxias do Sul, somente no primeiro trimestre deste ano, foram 10 óbitos e 37 tentativas de suicídio: Caxias do Sul é uma das cidades com os maiores índices do Rio Grande do Sul.

Inscrições

As inscrições para as palestras estão encerradas, no entanto estão abertas para interessados em assistir por videoconferência, que será transmitida em salas de aula do Bloco H. Essas inscrições – gratuitas – podem ser feitas pelo site.

O evento é promovido pelas Áreas do Conhecimento das Ciências da Vida e de Humanidades da UCS, pelo Instituto da Mente de Novo Hamburgo e pelo Centro de Valorização da Vida (CVV).

Movimento mundial

O movimento do Setembro Amarelo é mundial e ocorre no Brasil desde 2014, com duração de 30 dias e foi escolhido para acontecer no nono mês do ano, pois o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Ele foi trazido ao Brasil pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). 

Em 2014, o movimento ficou concentrado em Brasília, mas no ano seguinte começou a crescer para outros estados brasileiros. Em 2015, os destaques do movimento foram a iluminação em amarelo de locais como Cristo Redentor, no Rio de Janeiro; o Congresso Nacional e a ponte Juscelino Kubitschek, em Brasília; o estádio Beira Rio em Porto Alegre; a Catedral e o Paço Municipal de Fortaleza; a Ponte Anita Garibaldi, em Laguna e o Palácio Campo das Princesas, em Recife.

Fonte: Imprensa UCS

Related Posts

Celebração de Ano Novo

Celebração de Ano Novo

Encaminho para possível aproveitamento informações sobre a festa de fim de ano do Intercity Caxias do Sul, que ocorre nesta quinta-feira (14), a partir das 19h30min, com coquetel festivo assinado pelo chef de cozinha do hotel, Antonio Bosco. O Intercity Caxias do Sul, que tem […]

3ª edição do Jeans for Change

3ª edição do Jeans for Change

O Jeans for Change, idealizado pela Youcom, chega à sua terceira edição neste ano. Usando como ponto de partida o jeans, peça-chave de seu DNA, a plataforma tem como objetivo promover ideias e oportunidades para fomentar o debate e criar formas mais conscientes na relação […]



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *