Rádio Caxias lança livro de sua história

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“Esta é a ZYF-3, uma nova voz cortando os céus do Rio Grande”. A frase da primeira irradiação da Rádio Caxias em 1946 anunciava também a chegada da primeira emissora de rádio da Serra Gaúcha. Até então, Caxias do Sul mantinha o costume de transmitir os informes de interesse público através de sistema de alto-falantes instalado na praça central, conhecido como a voz do poste.

Em 27 de abril de 1946 era inaugurada oficialmente a ZYF-3 Rádio Caxias a partir da iniciativa dos visionários Joaquim Pedro Lisboa, Luiz Napolitano e Arnaldo Pignone Ballvé. Em seu ideário estava a criação de uma emissora de rádio autêntica, capaz de ser a voz e os ouvidos de toda a comunidade. Setenta anos depois a Rádio Caxias mantém vivo seu propósito agregador e de promoção da identidade cultural da Serra Gaúcha. A trajetória da emissora está registrada no livro “Rádio Caxias 70 Anos: Voz e Identidade” com lançamento em feira no dia 7 de outubro, às 15h, na Feira do Livro de Caxias do Sul.

A obra apresenta a Rádio Caxias através de fatos, depoimentos, biografias e imagens, contando a trajetória da emissora que rapidamente se consolidou como um veículo de comunicação protagonista da integração regional de toda a Serra Gaúcha. Contribuiu de forma permanente para o desenvolvimento de Caxias do Sul e de municípios vizinhos, como também para a criação de uma identidade regional. Em sua história de trabalho e dedicação voltados à informação e à formação de seus ouvintes, a emissora se tornou a voz de diferentes setores da comunidade, reportando os fatos que movimentam seu cotidiano e promovendo debates e reflexões. O livro “Rádio Caxias 70 Anos: Voz e Identidade” conta com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) Municipal e apoio cultural das empresas Randon, Fátima Saúde e Triches Ferro e Aço Ltda. Sua produção tem coordenação editorial de Alessandro Valim, pesquisa e redação de Marcos Fernando Kirst, projeto gráfico e impressão da EDUCS e produção cultural de Claudio Troian. Em suas pesquisas, o jornalista e escritor Marcos Kirst constatou o DNA de uma rádio envolvida com as bandeiras comunitárias e com ênfase no localismo.

“A visão dos fundadores de criar um veículo de comunicação agregador se manteve ao longo da história. Me impressionei com a força da rádio e com o reconhecimento da comunidade como sua representante e porta-voz”.

A visão dos precursores é mantida viva pelo atual diretor da rádio, Guilherme Triches, bisneto do fundador Joaquim Pedro Lisboa. Em plena era da internet, o sucesso da Rádio Caxias se mantém com umaaudiência líder na região nos segmentos de Jornalismo e Esportes. Sob seu comando a emissora passou de AM para FM, foi a primeira da região a transmitir sua programação pelo site e via aplicativo para mobile.

Segundo ele, o ideário dos fundadores segue presente. “Temos foco no que é local, valorizando o que é daqui da forma mais interativa possível”, afirma o diretor Guilherme Triches.

Para o diretor de programação da Rádio Caxias, Alessandro Valim, o grande desafio futuro é manter a rádio atualizada diante das mudanças rápidas da tecnologia. “A essência do trabalho do rádio é informar e isto não mudou muito em 70 anos, desde o tempo das válvulas até a era da internet. O formato é que se alterou, pois o meio rádio é a mídia que mais vem se beneficiando das novasplataformas digitais que reforçam suas características de estar ao lado do ouvinte o tempo todo. Mas novas mudanças ainda estão por vir”, observa Valim.

A sessão de autógrafos do livro será transmitida pela Rádio Caxias 93,5FM, com a participação de convidados especiais. A obra é editada pela EDUCS, que também vai fazer a comercialização. O valor final de venda na feira será de R$ 24,00.

Fonte: Infinita Comunicação