Cliente sênior muda perfil do mercado

Foto: Candice Giazzon

Pesquisador do comportamento do consumidor sênior, o fundador da SeniorLab Inteligência em Mercado 60+, Martin Henkel, palestrou no Café com Informação realizado nesta quinta-feira (31), pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), por meio do Conselho da Empresária, sobre a economia da longevidade.

De acordo com Henkel, o mercado de consumo das pessoas com idade acima de 60 cresce a cada ano e está transformando o perfil populacional e o consumo. No entanto, afirmou o palestrante, a representatividade na economia e o potencial dos 60+ não têm sido adequadamente explorado por marcas, produtos e serviços.

“Eles estão mais exigentes, têm tempo, têm dinheiro e não têm mais paciência com quem não os entende. É um grande desafio e imensa oportunidade para empresas que se posicionarem adequadamente junto a este público”, complementou o pesquisador.

Para Henkel, não se trará de criar novos produtos ou serviços, mas de adequar a comunicação e o design dos que já existem para atender e conquistar a preferência do consumidor sênior. O “poder grisalho”, como chamou é comprovado pelas estatísticas.

Em 2050, o Brasil terá 64 milhões de pessoas acima de 60 anos, o que corresponderá a 30% da população. A expectativa é que neste mesmo ano o número total de idosos represente 21,5% da população mundial. No Brasil, em 2015, somando 25,4 milhões, eles representavam 13% da população, com o ingresso de 650 mil pessoas nesta faixa etária todos os anos.

O pesquisador disse que a nova terceira idade, que privilegia o estilo de vida e os cuidados consigo mesmo, é muito diferente da terceira idade de 10 ou 20 anos atrás, e isto pegou o mercado de surpresa.

“Vivemos mais e vivemos melhor. 700 bilhões de reais estão no bolso dessa população”, enfatizou Martin Henkel referindo-se às oportunidades que o mercado sênior traz para as marcas que querem se relacionar com o grupo de consumo que mais cresce no País.

Fonte: Imprensa CIC

Related Posts

Resgate de acessório polêmico

Resgate de acessório polêmico

Foto: Pinterest A pochete, tendência dos anos 80 e 90, fizeram um retorno surpreendente em 2017. Considerada pela maioria como desatualizada e “brega”, tomou conta das passarelas e se relançou no mundo da moda com novos designs e modelos e está fazendo a cabeça dos […]

Risco nos negócios

Risco nos negócios

Mulheres têm aversão a riscos. Você certamente já ouviu essa frase, usada tanto contra como a nosso favor. Serve, do lado negativo, como argumento para desconfiar do nosso bom desempenho em cargos de liderança, já que não estaríamos preparadas para tomar decisões arrojadas. Pode também […]



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *