Pão com páprica, uvas-passas e nozes

Hoje a receita é de um pão com contrastes no sabor e na textura. O pão com páprica, uvas-passas e nozes é inspirado em um pão servido no restaurante The Raven, na Cidade Baixa, em Porto Alegre.

"Quando estive no restaurante, o Chef Júlio nos recebeu com um pão que levava páprica, passas, castanhas e outros ingredientes e o resultado era um pão picante e maravilhoso." fala Eline Prando, blogueira gaúcha. "O resultado desse pão com páprica, uvas-passas e nozes é uma massa deliciosa, delicada, mas ao mesmo tempo levemente picante que contrasta com a doçura e acidez das passas, além da textura que as nozes conferem", diz ela em seu post original da receita.

Confira a receita abaixo!

Pão com páprica, uvas-passas e nozes

Ingredientes

4 xícaras de farinha de trigo

1 colher chá de fermento biológico seco

2 colheres (sopa) de açúcar

¼ xícara de azeite

½ colher (sopa) de sal

¼ xícara de uvas-passas brancas

¼ xícara de uvas-passas pretas

¼ xícara de nozes pecan picadas

1 colher (chá) de páprica picante

1 colher (chá) de páprica doce

300ml de água morna

1 ovo ligeiramente batido

Farinha para finalizar

Modo de fazer

Em uma tigela coloque a farinha de trigo, o fermento, o açúcar, as uvas-passas, as nozes, misture e faça uma cavidade no centro.

Misture a água com a páprica e despeje no centro da tigela coloque o ovo, o azeite, adicione o sal e comece a integrar os ingredientes com a ponta dos dedos para integrar bem os ingredientes.

Acrescente a quantidade de farinha necessária para obter uma massa homogênea e que não grude muito nas mãos.

Coloque a massa na bancada e comece a sovar, usando um pouquinho de farinha para ajudar no processo. Essa sova deve levar aproximadamente 15 minutos.

Assim que a massa estiver lisa e bem sovada, coloque-a de volta na tigela, cubra com filme plástico e leve para fermentar em local fechado e longe de correntes de ar. Deixe a massa descansando por 1h a 1h30, a massa deve dobrar de volume.

Coloque a massa novamente na bancada, sove para expulsar o excesso de ar, modele o pão e coloque-o na forma. Cubra com um pano e deixe descansando por 30 a 45 minutos.

Fonte: Mel com Pimenta