Warning: ini_set(): A session is active. You cannot change the session module's ini settings at this time in /home2/revis236/public_html/kernel/ApplicationBootstrap.php on line 21
Outubro Rosa vale também para os pets | Revista Afrodite

Outubro Rosa Pet

A campanha anual sobre o câncer de mama também serve de alerta para o problema nos animais de estimação, já que o diagnóstico precoce, assim como nas mulheres, é fundamental para o sucesso do tratamento da doença. Por essa razão, é de vital importência a conscientização e informação dos tutores, que poderão atuar na prevenção e iniciar o combate ao problema logo no início.

SINTOMAS
O câncer de mama em animais dá alguns sinais típicos, como:
:: Inchaços
:: Caroços nas regiões das mamas ou próximas a elas
:: Dores
:: Presença de secreções

EXAMES
Os tutores são os principais agentes para perceber os sintomas da doença. Eles devem acariciar as mamas das fêmeas à procura de alterações de textura ou de pequenos nódulos em toda a região.
NÓDULO DETECTADO
Se um nódulo for detectado, não espere. Agende com brevidade uma consulta com o médico veterinário especializado em oncologia, que irá orientar sobre os próximos passos.

NÓDULO CONFIRMADO
No caso de o nódulo ser confirmado pelo médico veterinário, é realizado o procedimento cirúrgico para retirada da mama, com o envio da amostra para análise em laboratório para citologia ou biópsia para verificação de qual tipo de tumor se trata. Os tumores nas glândulas mamárias são as neoplasias mais frequentes, representando de 50% a 70% de todos os tumores.

TUMORES MALIGNOS
Metade dos tumores de mama em pets são malignos. Nas gatas, aparecem como o terceiro tipo mais comum de neoplasia, sendo que mais de 80% desses são malignos. Se esse for o caso, o médico especialista oncológico estuda as características do tumor para indicar o tratamento mais adequado. Se detectados e retirados precocemente, as chances de cura são altíssimas, sem a necessidade de submeter o pet a sessões de quimioterapia. Quando se faz necessário a utilização dos remédios quimioterápicos, os efeitos colaterais incluem queda de pelos, enjoos, diarreia e vômito. Dependendo do grau do câncer, pode ser indicada a mastectomia de uma ou todas as mamas.

CASTRAÇÃO
Medida eficaz de prevenção do câncer de mama tanto em cachorras como em gatas, a castração se torna ainda mais eficiente para reduzir o risco quando realizada precocemente. 
A probabilidade de uma fêmea desenvolver um tumor maligno na mama é de apenas 0,5% quando ela é castrada antes do primeiro cio, entre cinco e nove meses de idade. Esse índice sobe para 26% de chances em fêmeas não castradas. A castração precoce em gatas, por exemplo, reduz em 91% os riscos de desenvolvimento de lesões de mama e traz também benefícios extras ao animal, como maior longevidade e aumento da qualidade de vida.
Apesar de existir, não é indicada a utilização de anticoncepcionais, pois o medicamento é um agente de aumento do risco de desenvolvimento de lesões mamárias. Na maioria dos casos, o câncer de mama atinge fêmeas com histórico de gravidez psicológica, devido à disfunção hormonal, o principal vilão da doença.

Estar atenta ao comportamento do seu pet é fundamental para garantir a saúde e bem-estar do seu melhor amigo. Observe a quantidade de água ingerida, a produção de urina, alterações repentinas de apetite e peso corporal. Além disso, visite o veterinário periodicamente, a prevenção é a melhor maneira de evitar o câncer de mama e outras patologias que colocam em risco nossos peludos.

Apresentado por Empório de 
Bicho Medicina Veterinária 
Dra. Luciane Ballardin: CRMV-RS 6051
Carlos Giesen, 66, Exposição
 Caxias do Sul |      emporiodebicho
(54) 3025.2076 | 99971.3579