Warning: ini_set(): A session is active. You cannot change the session module's ini settings at this time in /home2/revis236/public_html/kernel/ApplicationBootstrap.php on line 21
Curso de Moda da UCS traz novo evento | Revista Afrodite Em novo formato, o evento de finalização do curso de Moda da UCS passa a chamar Moda & Arte / Campus 8 

"/>

Nova proposta


Em meio a tantas mudanças e transformações, a criatividade sinaliza novos caminhos. Uma colaboração entre marcas, designers e áreas se fortalece. Assistimos o quanto as apresentações de moda ganharam força e significado em modelos híbridos, unindo o humano e o tecnológico em diálogos com outras áreas oferecendo sempre ou encanto do novo. A Universidade de Caxias do Sul, com o Curso de Moda sempre atenta e em sintonia com as mudanças, há muito faz um trabalho em conjunto com áreas em exercícios e principalmente quando o foco são os eventos do final do semestre.

O Curso de Moda, tradicionalmente, ao final de cada semestre, apresenta como criações de seus alunos. Neste semestre, o evento estreia em novo formato. Uma edição que agora passa a se chamar: MODA & ARTES / CAMPUS 8. Potencializando e estreitando os vínculos com as áreas de Moda, Artes, Música e Dança. O espetáculo criado e dirigido pelo professor. Sérgio Lopes contempla uma união dessas áreas num diálogo precioso. Como ele afirma: “acredito que a moda é uma ferramenta poderosa, como um imã, que atrai para si áreas que podem até serem consideradas distantes. Um diálogo constante. Assim comprovadamente, as Artes, sempre tiveram na história da moda estreitos laços de convivência e contribuição. E foi com essa clareza que pensei nesse espetáculo, unindo a moda com a música, a dança e as artes visuais.

Leia também
Pellin apresenta novo
posicionamento Coleção Tramas de Jane Costa é inspirada no

conceito craft Conheça o "Closet" da consutora de moda Rosane Ballico

O evento foi produzido no UCS / Teatro, respeitando os atendimentos e atendimento, em função da pandemia pela COVID- 19, e será transmitido neste dia 8 de julho pelas plataformas digitais da Universidade de Caxias do Sul, através do link:

O Curso de Bacharelado em Moda da Universidade de Caxias do Sul em breve completará 30 anos. Uma história importante criada em 1992 como Tecnólogo em Moda e Estilo. A moda é um setor que esta entre os pilares da economia e representatividade de nossa região. Pioneiro na formação no ensino superior de moda no sul do Brasil e entre os primeiros do país, o curso de moda da UCS tem no seu DNA a criatividade, o diálogo continuo com as entidades e empresas do setor, como parcerias e o profissionalismo, potencializando os caminhos da moda em sua formação.  

O pioneirismo do curso teve em seu currículo uma série de desafios, mas também colheu sempre ótimos resultados. Formamos um grande número de estilistas gaúchos que contribuem de forma significativa e representativa com suas criações e produções no estado, no Brasil e no nível internacional. Jovens talentos ocupando diferentes áreas no amplo setor que a moda oferece. Orgulho é palavra que define ao ver tantas histórias lindas na cena local, nacional e internacional. O Curso de Moda tem se notabilizado quase 30 anos de atuação pela inovação e qualidade de formação desde seu projeto inicial, mantendo até hoje diferenciais que são únicos para nossos estudantes, conjugando ambientes e práticas de aprendizagem ativa, ampla estrutura de laboratórios de ensino e um corpo docente de alta qualidade. 

CURSO TEM NOTA MÁXIMA PELO MEC
MODA E ARTE UCS / CAMPUS 8, um evento onde criatividade é celebrada. Conceitos e projetos que desafiam e se materializam com as criações dos alunos a serem considerados em exercícios da graduação e projetos de conclusão de curso.


DESFILE LABORATÓRIO DE CRIATIVIDADE
Tema: ABSURDOS

O tema exibirá uma interpretação dos alunos e as questões absurdas da contemporaneidade, sejam elas positivas ou negativas. Segundo o filósofo Gilmar Marcílio, para algo ser absurdo ele precisa de um referencial comparativo, e foi através de pesquisas nesse universo comparativo que os futuros estilistas materializam em criações conceituais como suas propostas. Pesquisas e restrições imersões em processos criativos revelam e reforçam o pensamento autoral e o potencial criativo de cada um.

Alunas 
Bruna Andreazza
Hetiane Correa de Morais
Fabiana Tomé
Giovana Andreazza
Isabelle Daneluz Raimann 
Sabrina de Lima Vieira
Orientação: Prof. Sergio Lopes


PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO  

 O projeto de conclusão do Curso de Bacharelado em Moda vem em novo formato. Como objeto de estudo e desenvolvimento está na coleção. A partir do encontro com o estilista e pesquisador Walter Rodrigues propondo o desafio: Como me sinto novos tempos? Foi criado o tema deste semestre: O Incomum. O projeto envolve pesquisas, processos criativos e desafios para os revelarem sua assinatura em uma coleção que reúne os conhecimentos construídos ao longo de 03 anos de curso. Com muita atenção aos processos, essa turma além da criação, também estudos e aprimoramentos em dois protótipos usando uma técnica de moulage de looks escolhidos de sua coleção. Permitindo assim maior aprimoramento das peças piloto e por consequência de sua criação.  

Tema do projeto de Conclusão de Curso: O INCOMUM 

A experiência sensível, os olhares atentos, as provocações em novos cenários. A moda é este vasto campo de sedução, estudo e convite para construir o novo em seu significado amplo. O incomum surge como desafio para quem observa detalhes, comportamento, frestas do tempo, o cotidiano sob um novo ângulo, deslocando de forma criativa e particular seu olhar o mundo. Surge então o que não é comum, o extraordinário, o que foge ao convencional e a conformidade e, sob o invólucro estético, o incomum desenha novos caminhos e desafios temporais.

Alunos 
Alana Scaravonatti
Anderson Nunes Castilhos
Franchesca Marcon
Jéssika Laís Farsen
Júlia Dambrós de Oliveira
Marina Paludo de Negri
Marina Cará De Carli
Verônica Sartori
Professores: Bernardete Venzon / Gilda de Ross / Sergio Lopes


PRÊMIO UCS / SÊXTILl

O prêmio UCS / SULTEXTIL é uma experiência exitosa que completa 22 anos de parceria. Chega agora em sua 43ª edição. Tem como base de sucesso, a competência e seriedade dos parceiros e principalmente, a qualidade do projeto desenvolvido a cada semestre, razões que fazem deste, um dos prêmios mais longevos na relação Indústria x Universidade a nível nacional. O prêmio oportuniza aos estudantes uma experiência única envolvendo e técnica sobre os tecidos de malha da empresa Sultextil, desenvolvendo um look conceitual a partir do tema proposto. O vencedor recebe como prêmio uma passagem e estadia em Paris, uma experiência de conhecimento muito importante.

Tema: AS VARIAÇÕES DE GOLDBERG - BACH

A partir de uma das obras-primas de Johann Sebastian Bach que envolve matemática, delicadeza, força, minimalismo, repetição e ornamentações, os alunos desenvolveram uma peça conceito para ser desfilada, utilizando os tecidos Sultextil. A apresentação terá como abertura a Ária, peça que abre a obra das Variações, ao vivo, com um pianista solista do Curso de Música Alexandre Fritzen da Rocha. A coreografia foi especialmente concebida pelo Curso de Dança da UCS e será apresentada pela bailarina Julia Kahler utilizando figurinos confeccionados com matéria prima Sultextil. “A força emocionante da música de Bach e toda sua métrica e matemática interpretada pela moda e pelas artes de forma muito especial. Momentos de emoção. ” Finaliza o prof. Sergio Lopes.

Os Jurados do 43º Prêmio Ucs / Sultextil

Sabrina Leães
Formada pelo curso de Moda da UCS, Sabrina começou sua carreira na empresa Dakota como designer posteriormente assumindo um setor de pesquisa de tendências e desenvolvimento de produto. Seguiu trajetória Internacional. Com Mestrado de Marketing de Moda pela Universidade Minho em Portugal, direcionou o seu perfil profissional para a área de comunicação. Na Itália firmou raízes. Cursou especialização em Comunicação na Accademia de Costume de Moda em Roma, instituição reconhecida entre as 10 melhores escolas de moda do mundo. Instituição também onde se tornou professora convidada. Hoje com mais de 10 anos de Itália ampliou a sua formação e conhecimentos para o Marketing Digital no setor do Turismo. Sob o IG do instagram @euvoupraitalia criou uma vitrine digital onde entrega, unindo moda, cultura e turismo sob medida.  

João Maraschin
Formado em Moda pela UCS, é mestre em Design de Moda pela London College of Fashion, University of Arts London - e diretor de sua marca homônima radicada em Londres. O foco do seu trabalho se concentração na ressignificação de materiais através da utilização de técnicas manuais e na colaboração com comunidades de artesãos no Brasil e no mundo. Uma parceria recente com a Fundação Anni e Joseph Albers no Senegal é um dos exemplos. Maraschin faz parte do calendário da London Fashion Week e apresenta seu trabalho na plataforma Positive Fashion do British Fashion Council. Vencedor do Drapers Sustainability Awards 2021, João predileto de nomes da imprensa nacional como Vogue Brasil, Elle Brasil, Harper's Bazaar e internacional como Vogue Itália, entre outros. O designer atua como professor no Bacharelado em Moda da London College of Fashion e já trabalhou com fortes nomes da indústria como JWAnderson, Wales Bonner e Ronaldo Fraga. A marca hoje é vendida em um seleto grupo de lojas que inclui a Selfridges em Londres.

Fernanda Daudt 
Egressa do curso de Moda da UCS com longa trajetória e experiência no universo da moda. É consultora em moda sustentável com experiência em previsão de tendências, sourcing e expansão de marcas para o mercado americano. Em 2017, fundou a Volta Atelier, uma marca de acessórios construídos à mão através do upcycling que são comercializados em mais de 60 pontos de venda nos EUA e Japão.
Radicada em NY, é membro do conselho da NYC Fair Trade Coalition.

Manuela Horn
Com formação em Moda pela UCS, Manuela Horn, a Manu, especializou-se-se maquiagem em maquiagem. Estudou na Make Up for Ever Academy de Paris. Instituição que passou a trabalhar por muitos anos treinando suas equipes em diferentes países. Radicada em paris há 10 anos, Manu também integra a equipe de professores desta importante escola francesa até hoje. É ainda responsável pela formação Artista Pro para a marca americana Smashbox Cosmetics. Impecável, atual e precisa, são palavras que descrevem o trabalho desta importante maquiadora. Manu combina o seu largo conhecimento de técnicas somadas a sua sensibilidade com criatividade para atingir diferentes resultados estéticos, sempre com tom autoral. Atualmente segue sua carreira 100% freelance na Europa, trabalhando na beleza, leia-se clientes particulares,

Heloisa Tolipan
Jornalista e colunista com uma trajetória profissional de 29 anos no Jornal do Brasil, um dos mais importantes e prestigiados veículos de comunicação do país. Carioca, formada em Jornalismo pela PUC-RJ, tem no currículo a consolidação de uma carreira jornalística extremamente respeitada. Vencedora do Prêmio Esso de Jornalismo, ganhou a Medalha Tiradentes, a mais alta condecoração do Estado do Rio de Janeiro, concedida pela Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro. Foi idealizadora e editora da Revista Glam de moda e comportamento com 100 mil exemplares encartados entre 2003 e 2010 no Jornal do Brasil.
Em 2013, criou o site Heloisa Tolipan, que conta com mais de 2 milhões de visualizações, e tem como objetivo abordar o que há de mais relevante no universo do estilo de vida, música, TV, gastronomia, viagem, comportamento, ações de empresas que possuem compromissos sociais e sustentáveis. Sempre com opinião, o seu papel é imprimir uma chancela original, autoral e vanguardista.

Serviço
Evento on-line: Moda & Arte UCS / Campus 8
Data: 08 de Julho 2021
Horário: 20hs
Transmissão on-line canal EAD UCS- Youtube
Link: https://youtu.be/1k4cFgxt-ns