Warning: ini_set(): A session is active. You cannot change the session module's ini settings at this time in /home2/revis236/public_html/kernel/ApplicationBootstrap.php on line 21
Programa impulsiona empreendedoras | Revista Afrodite

Programa impulsiona empreendedoras

Consultora de Imagem, Audrey Spinelli aderiu ao CredCaxias | Foto Lucas Lermen

Consultora de imagem e especialista em organização de closet, Audrey Spinelli soube aproveitar uma oportunidade oferecida pelo município de Caxias do Sul. A empreendedora aderiu ao CredCaxias, obteve crédito a juros baixos, recebeu capacitação gratuita e conseguiu ampliar sua oferta de atendimentos,

“Investi na compra de materiais para o meu espaço e em qualificação, o que permitiu que aumentasse meu leque de atendimentos”, conta a consultora, que conseguiu aprimorar seu currículo, com cursos na área de Morfopsicologia. CredCaxias e CapacitaCaxias são exemplos de iniciativas da Prefeitura que geram grandes resultados para os micro e pequenos empreendedores, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDEI).

Foto Samuel Maciel

O CredCaxias já auxiliou mais de 840 micro e pequenos empreendores, garantindo crédito mediante a condições diferenciadas e exclusivas. Ortenila Silvestre Bertin também foi uma das microempreendedoras que solicitou o crédito para melhorar seu negócio. Segundo ela, o valor foi utilizado para compra de matéria-prima e aumentar sua produção.

Em pouco mais de dois anos, o CredCaxias já ultrapassou a marca de 21,2 milhões de créditos para micros e pequenos empresários, com uma taxa de juros pré-fixada de 1,59% a.m., prazo de 36 meses para pagamento (com até seis meses de carência) e volumes de até R$ 100 mil.

“Ao ultrapassar a marca de R$ 21 milhões, o CredCaxias cumpre importante papel de recuperação e estímulo à nossa economia”, destaca o prefeito Adiló Didomenico. “Os números comprovam a importância do propósito do Programa, que é propiciar crédito para o pequeno empreendedor, que são os que têm mais dificuldade em tomar crédito”, afirma o titular da SDEI, Élvio Gianni.

Além do financiamento, o programa disponibiliza gratuitamente capacitações online, nas áreas de gestão, vendas e marketing. “Assim, vamos além do aporte financeiro e passamos a suprir sua dificuldade de gestão, tanto é que chegamos a 35 mil horas de capacitação, o que é outro marco”, afirma Gianni.

O CredCaxias é um Programa da Prefeitura de Caxias do Sul, com parceria do RS Garanti, Sicredi Pioneira, Cresol e Sebrae. Mais informações sobre o Programa podem ser obtidas pelo site www.credcaxias.rsgaranti.org.br , pelo WhatsApp (54) 9 8418.7270 ou na Sala do Empreendedor, junto à SDEI, no 3º andar do Centro Administrativo Municipal.

Josiane Berti | Foto Yumi Studio

Capacitações para o mercado de trabalho

Já o Capacita Caxias é um programa com foco na qualificação profissional e empregabilidade dos cidadãos. Com um ano de atividades, cerca de 2 mil pessoas foram capacitadas nos mais 100 cursos, oficinas e workshops, oferecidos nos segmentos de indústria, comércio e serviços, atendendo as reais demandas de qualificação nas áreas com maior necessidade de mão de obra, aumentando o índice de empregabilidade no Município.

“Olhar para esse ano que passou e ver que chegamos a um marco de 2 mil pessoas certificadas é muito gratificante, pois significa que o Programa está cumprindo o seu propósito de desenvolver as pessoas e transformar negócios”, destaca Gianni.

Cibele Rodrigues De Nale e o marido são responsáveis pela franquia Café Caramello em Caxias do Sul. Ela ficou sabendo das capacitações através das redes sociais. Além de concluir alguns cursos, Cibele passou a ser parceira do Programa. “Com a expectativa de tornar a Café Caramello mais conhecida no Município, passamos a oferecer a experiência de degustação do produto nos eventos do Capacita Caxias”, conta a empreendedora.

Segundo o prefeito Adiló Didomenico, “o Programa tem elevado sua credibilidade através da qualidade dos cursos ofertados e da sua realização em parceria com instituições de ensino, entidades e empresas”.

Josiane Berti, consultora de negócios e treinadora corporativa, recebeu do Sebrae um convite para participar de um treinamento. Lá, conheceu o projeto Capacita Caxias e se encantou com a proposta. “Entrei em contato e me coloquei à disposição para ajudar nas capacitações”, conta Josiane, que hoje é voluntária do Programa e já ministrou um workshop sobre negociações e um painel sobre planejamento estratégico.

Devido ao seu sucesso, o Programa ganhou uma nova fase: o Capacita vai à Comunidade. Com apoio da Coordenadoria de Relações Comunitárias, visita bairros e zonas rurais do município, para capacitar as pessoas que têm interesse e, dessa forma, otimizar seus recursos de deslocamentos. Também, agregando à nova fase, deu-se início o programa ‘Turismo Rural’, com realização da SDEI, e apoio das Secretarias de Turismo e Agricultura, Sindicato Rural e SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).

Cibele Rodrigues De Nale - Degustação em dia de curso | Foto arquivo pessoal

Fabiana Zago mora na zona rural de Caxias e concentrava seus esforços na produção de geleias, mas estava enfrentando dificuldades com o direcionamento dos produtos. Fabiana entrou no Programa Turismo Rural e, a partir do início do curso, viu as coisas mudarem.

“Eu conheci outras pessoas com dificuldades e necessidades similares às minhas. Depois do início do Programa, meus projetos começaram a sair do papel e se realizaram. Inclusive, fiz parcerias com outros integrantes do meu grupo”, conta Fabiana ressaltando que sem essa equipe, ainda seria alguém sem visão de negócios.

Os cursos do Capacita Caxias são atualizados constantemente e são divulgados no site oficial do programa e no instagram da SDEI (@desenvolvimentocaxias). Todas as capacitações são gratuitas, por meio da colaboração entre setor público e iniciativa privada, cada uma com critérios próprios de seleção.

Além destes Programas, a SDEI tem olhar ao fomento do empreendedorismo Inovador, com programas de formação de Startups.

Fonte Prefeitura Caxias do Sul