Warning: ini_set(): A session is active. You cannot change the session module's ini settings at this time in /home2/revis236/public_html/kernel/ApplicationBootstrap.php on line 21
A educação e o olhar feminino | Elas por Eles | #Afrodite65

A educação e o olhar feminino

Foto Max Fischer/Pexels
Foto Max Fischer/Pexels

“NASCI DENTRO de um ambiente escolar e não tenho como fugir disso. Parece que estava no meu destino mesmo. Tanto que o meu aniversário, 26 de setembro, é a mesma data de fundação da Rede de Ensino Caminho do Saber, escola fundada pela minha mãe, Maristela Tomasi Chiappin. Coincidência ou não, minha raiz está na educação desde que me conheço por gente. Há 23 anos, acompanho a rotina dela como presidente da Rede, empresária, psicóloga, mulher e empreendedora. E também vejo e me inspiro em outras tantas mulheres da nossa escola. 

Eu vivo junto esse ritmo de trabalho intenso e viciante, mas também gratificante e recompensador que é administrar uma instituição de ensino. E aprendi muito observando esse olhar feminino, afinal, a maior parte dos nossos funcionários é formada por mulheres. Sabemos que, desde a Antiguidade, a mulher sempre assumiu essa função de educar. Primeiro em casa, com os filhos; depois, conquistando a independência e saindo para trabalhar fora. E quando vê, ela veio parar onde? Numa escola, lidando com crianças e com outros pais. Ensinando e aprendendo todos os dias.

E eu consigo enxergar o porquê é tão natural para a mulher exercer esse trabalho. Porque elas têm um dom, uma paciência, uma calma, uma doçura que são próprios do sexo feminino. Elas têm aquele jeitinho que só a nossa mãe tem, aquela capacidade de ser firme e amável ao mesmo tempo, e aquela garra e determinação para conseguirem o que querem. Pergunta para qualquer pessoa qual professor marcou sua infância ou adolescência e tenho certeza que a maioria das respostas vão citar uma mulher. É porque elas estão no nosso imaginário. Quase que inconscientemente, acabamos relacionando o papel de mãe e de professora àquela que nos cuida e nos ensina. E assim elas são mesmo, né?!

E como competir com isso? Simples. Não precisa competir. Podemos aprender juntos a construir uma educação feita por homens e mulheres. Nós, do sexo masculino, também temos nossas qualidades, como a praticidade, a força e a lógica. Porque, sim, os homens são mais racionais mesmo e se destacam, muitas vezes, pelo raciocínio lógico e sagacidade. 

Ou seja, podemos somar nossas qualidades e nos ajudar com nossas limitações. Afinal, o trabalho em equipe depende dessa união. Hoje em dia, os homens também fazem parte do contexto educacional e muitos nasceram com a missão de ensinar e fazem isso com maestria.
Mas com a minha experiência no dia a dia e com o tanto que aprendi com o meu exemplo de casa, quem vai nos ajudar mesmo são elas... a manter um sorriso no rosto, a estar disposto a auxiliar, conversar, escutar; a dar um colo e a ser gentil com o outro, mesmo que o mundo esteja desabando. A manter a esperança de que tudo vai dar certo, seja no ambiente escolar ou na vida.

 

Júlio César Chiappin é diretor administrativo da Rede de Ensino Caminho do Saber