Warning: ini_set(): A session is active. You cannot change the session module's ini settings at this time in /home2/revis236/public_html/kernel/ApplicationBootstrap.php on line 21
UCS inaugura instituto hospitalar | Revista Afrodite

UCS inaugura instituto hospitalar

Fotos  Bruno Zulian
Fotos Bruno Zulian

Um dos maiores complexos do RS terá atendimento particular. Ações gratuitas para tutores em vulnerabilidade serão pontuais e vinculadas a órgãos públicos e ONGs de Proteção Animal

O bloco 46 do Campus-Sede da UCS, a partir da tarde desta sexta-feira, 8 de julho, passa a operar como o Instituto Hospitalar Veterinário da Universidade de Caxias do Sul (IHVET). A estrutura, modelo em saúde animal no Brasil, consiste em um ambiente hospitalar qualificado para a formação integral de profissionais em Medicina Veterinária e a prestação de serviços à comunidade, sediando atividades de ensino, pesquisa e extensão no impulso à inovação. O investimento é calculado em R$ 12 milhões.

O Instituto torna-se centro de referência na área e contempla diversas especialidades, entre atendimentos clínicos, cirúrgicos, diagnósticos e práticas laboratoriais voltadas aos animais, com enfoque em cães e gatos. Além do atendimento de pets, os locais foram pensados para intervenções clínicas e cirúrgicas de animais silvestres de pequeno porte, sob demanda de órgãos públicos ambientais, e de bichos de estimação não-convencionais.

Instituto amplia serviços em Medicina Veterinária

O IHVET abriga as salas de aula da graduação em Medicina Veterinária (antes localizadas no bloco 74), a coordenação de curso e uma ampliada Clínica de Pequenos Animais (antes localizada no bloco 47), que permitirá:

o incremento das atividades clínicas e cirúrgicas com enfoque principal em cães e gatos;
a potencialização do tratamento de doenças infectocontagiosas, o que demanda áreas específicas e de isolamento;
o aumento da quantidade de especialidades veterinárias atendidas;
diagnósticos especializados a partir de técnicas mais avançadas em uma ala laboratorial;
a oferta de serviços de bacteriologia, micologia, parasitologia e análises clínicas veterinárias, além de diagnóstico por imagem, para uso em demandas internas e externas, como a radiologia, a ultrassonografia, a termografia, a endoscopia, e, a partir de 2023, a tomografia;
a potencialização do diagnóstico, tratamento e do controle de doenças de natureza zoonótica, que são transmitidas entre animais e pessoas.

A área de 3.684,30 m² agrega aos ambientes que já formavam o Complexo de Saúde Animal da UCS, hoje um dos maiores do Brasil, que contava, entre outras estruturas, com a Clínica de Pequeno Animais, antes sediada no bloco 47 - espaço que será destinado a outras especialidades em Medicina Veterinária; a Clínica de Grandes Animais e seu bloco cirúrgico, que permanecem no bloco 56, próximo ao IHVET; o Jardim Zoológico; e o Museu de Ciências Naturais. Ainda, o curso conta com Unidade Móvel Veterinária, que permite a realização de atividades de capacitação e prestação de serviços.

O novo espaço, criado consonante à diretriz institucional de excelência acadêmica, beneficiará, além dos acadêmicos da Medicina Veterinária, alunos de outros cursos, a exemplo de Farmácia e Radiologia.

No primeiro pavimento do HVET ficam as instalações para exames de imagem; no mesmo andar, respeitando o isolamento que o espaço demanda, o setor destinado a doenças infecto-contagiosas. No segundo pavimento, localizam-se os consultórios destinados ao atendimento clínico de cães, além das salas de internação, uma para cães e outra para gatos, e das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). No terceiro pavimento, o bloco cirúrgico, com três salas para intervenções cirúrgicas, além das demais dependências para a recuperação dos animais; no mesmo andar, estão situados os consultórios destinados aos felinos. No quarto e último pavimento, ficam os Laboratórios de Análise Clínica e Parasitologia, além de outros espaços destinados aos demais laboratórios de apoio ao diagnóstico.

Forma de atendimento 

Com atendimento particular por agendamento, e também pronto-atendimento para casos de urgência, o IHVET terá capacidade máxima 1.260 atendimentos clínicos mensais, número a ser alcançado gradativamente.

Ainda, pontualmente, sediará ações gratuitas destinadas a pacientes de tutores em vulnerabilidade, que ocorrem vinculadas ao ensino. Quando da realização de ações gratuitas, previamente estabelecidas, elas serão vinculadas aos órgãos públicos ou a ONGs de Proteção Animal.

Os ambientes ainda poderão ser ocupados, por locação, por profissionais independentes na realização de procedimentos clínicos e cirúrgicos, como o que já é feito nas clínicas e blocos cirúrgicos do curso.

Arte na fachada do prédio

Um graffiti de 245 metros quadrados com 14 metros de altura estampa a fachada principal do IHVET. O trabalho, primeiro mural de grande porte localizado nos espaços abertos da Universidade, é assinado pelo artista e publicitário graduado pela UCS Gustavo Gomes, em uma produção que teve a curadoria de uma equipe da Instituição.
A obra dá ênfase a animais regionais ou que podem ser encontrados no Jardim Zoológico da Universidade, e além de contemplar a natureza, será espaço para interação com a tecnologia: uma aplicação de realidade aumentada, por meio de filtro no Instagram, foi desenvolvida para que os visitantes possam interagir com animações dos bichos estampados a partir dos smartphones.

Fonte ACOM|Assessoria de Comunicação