Inovação e sustentabilidade em jeans

Originalmente concebido como tecido resistente para calças de trabalho, o jeans se tornou um verdadeiro objeto “cult” da indústria da moda nas últimas décadas. Jovem ou idoso, pouco importa: quase todo mundo possui no mínimo um jeans. Ao longo dos anos, a Vicunha Têxtil, líder mundial na produção de índigos e brins, desenvolveu novas técnicas, incluindo inovação e tecnologia em seu processo produtivo para manter o jeans um artigo atual e moderno, atendendo um mercado que pede por soluções cada vez mais alinhadas aos desejos dos consumidores.

O desenvolvimento sustentável é um dos grandes expoentes da indústria denim. Ele inclui, por um lado, a melhoria constante da qualidade e da produtividade e, por outro lado, a redução do consumo de recursos naturais e a minimização da geração de resíduos.

 

“Na nossa indústria de ritmo acelerado, torna-se necessário fornecer produtos inovadores aos nossos clientes para ir ao encontro das novas tendências e até mesmo para antecipá-las”, diz Renata Guarniero, gerente de marketing da Vicunha Têxtil.

Na busca por técnicas e equipamentos que tornem o processo menos danoso ao meio ambiente, a têxtil se uniu a dois grandes players internacionais: a lavanderia portuguesa Pizarro e a italiana Tonello, referências mundiais em processos sustentáveis.

A Pizarro é uma das maiores e mais tradicionais lavanderias da Europa e é responsável pelo desenvolvimento do Icelite, uma técnica de lavagem que usa o gelo para criar efeitos e diminui a utilização de químicos. “Hoje o consumidor é mais exigente. É necessário empreender iniciativas mais ecológicas para manter a indústria ativa, ” diz Vasco Pizarro, diretor de marketing da lavanderia.

Para Alice Tonello, diretora de desenvolvimento da Tonello, a motivação para busca de práticas sustentáveis é uma constante.

“Não é preciso sacrificar estilo para ter um par de jeans sustentáveis. Sem o uso de produtos químicos, é possível fazer uma roupa segura e moderna. Usando o tecido certo, você pode obter excelentes resultados com tratamentos sustentáveis, ” afirma Alice.

Os dois profissionais apresentaram as inovações da lavagem de denim durante o Vipreview Inverno 2018, da Vicunha Têxtil, realizado em São Paulo, para o mercado brasileiro. Os convidados mostraram como tecnologias como lazer, ozônio e técnicas especiais para produzir efeitos exclusivos no tecido, aliam sustentabilidade às peças de vestuário, contribuindo para manter a moda como criadora de tendências, refletindo o contexto social.

Fonte: Pipah Comunicação


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *