Festival Brasileiro de Música de Rua

Foto: Divulgação 

O Festival Brasileiro de Música de Rua – Ano 7 acontece de 17 a 25 de março e a etapa Caxias do Sul vai ocupar ruas, escolas públicas, praças e parques, encerrando com dois dias de grandes shows na Universidade de Caxias do Sul. Todas as atividades têm entrada franca.

Desta vez, o festival conta com o apoio do mais importante financiador da música no Brasil -Natura Musical – projeto da Natura Cosméticos que há 12 anos vem fomentando esse segmento em nosso país. É o único festival do Sul do país a obter a chancela do Natura Musical.

A Edição de 2018 traz mudanças: “Levaremos apresentações à periferia, teremos um dia inteiro de programação com bandas marciais e seguiremos etapa de formação de plateia e inclusão por três dias, visitando escolas públicas, APAE e APADEV. O encerrando nos dias 24 e 25, no campus-sede da UCS ”, anuncia o diretor do Festival, Luciano Balen, realizador do evento em conjunto com o Sistema Fecomércio – SESC/RS.

Segundo Balen,  já estão confirmadas algumas atrações especiais, entre elas  os grupos Yangos (nominado ao Grammy 2017) e Catavento – também selecionados no Natura Musical – e a uruguaia Melaní Luraschi, contemplada no edital Ibermusicas (projeto que reúne 10 Ministérios da Cultura da América Latina). De Manaus virá o grupo Luneta Mágica – umas das apostas do evento – que desembarca em Caxias logo após participar do Lollapalooza.

A coprodutora Daiane Luza destaca outras novidades: “Nesta edição novos profissionais se juntam à equipe do Festival. Trouxemos a arquiteta Roberta Tiburri, para a realização da cenografia, inspirada na arte urbana do designer Marco Verdi, criador da identidade visual. Considero importante comunicar através destas ferramentas que a cidade é nossa e deve ser usada por todos”, afirma Daiane Luza.

Já o designer Marco Verdi destaca que a Identidade Visual/2018 do Festival Brasileiro de Música de Rua foi construída em torno de uma paisagem urbana imaginária: um mundo colorido pela força e energia da música.

“Uma visão idílica de cidade, com os olhos cheios de encantamento e poesia. Um lugar que respira, onde a leveza da música harmoniza a dureza da cidade”, traduz o designer, que, para a composição do cenário,  teve como principal referência os recortes primários e as  cores puras de Henri Matisse. “No resultado final, o modernista americano Stuart Davis e a arte brasileira de Cordel também estão representados e homenageados”, pontua Marco Verdi.

Foto: Divulgação

Amor pela música

“Amor pela música” traduz o sentimento do Ano 7 do Festival Brasileiro de Música de Rua, que ocupa os espaços públicos com música para tornar a cidade mais feliz. Além dos concertos ao ar livre, serão promovidas ações de formação para o “Negócio da Música – Viver de Música”, na qual produtores, patrocinadores, gestores de cultura e artistas se encontram para discutir a profissão, através das palestras e debates da Incubadora da Música.

O Festival é um espaço de conexão cultural, ligando cidades e artistas da Serra Gaúcha com cidades e artistas do Brasil e da América Latina. A diversidade musical é um de seus pontos fortes. Em um mesmo dia o público pode encontrar nomes consagrados da música popular brasileira junto a potentes artistas locais e assistir encontros inusitados entre música eletrônica e música de raiz, música popular e música erudita, rap com a música gaúcha e de toda a América Latina, entre outros.

Em suas edições anteriores, o evento contabilizou um público superior a 150 mil pessoas interagindo com artistas em mais de 400 concertos, 60 oficinas/palestras e outras 160 atividades.

Além da Natura Musical e da Universidade de Caxias do Sul, que apresentam esta edição, são apoiadores: Metadados, Focco Sistemas de Gestão, Pisani Plásticos S.A. O financiamento é da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul através da Lei de Incentivo à Cultura e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através do Pró-Cultura RS LIC-RS.

As cidades de Gramado, Garibaldi, Flores da Cunha, São Marcos, Carlos Barbosa, Bento Gonçalves receberão o festival ao longo do ano de 2018 em datas à confirmar.

Incrições

O Festival  Brasileiro de Música de Rua está aberto à participação de artistas e grupos do Brasil e América Latina. As inscrições iniciam no dia 15 de dezembro e encerram em 20 de janeiro de 2018. Devem ser feitas através do site festivalbrasileirodemusicaderua.com

Os critérios de seleção serão: criatividade, inovação, técnica, mensagem poética e artistas com carreira consolidada. Terão preferência artistas com música autoral e música de raiz ou tradicional.

Site | Facebook | Instagram | Assista #MúsicaDeRua 2017

Fonte: Infinita Comunicação

Related Posts

Make para festas de final de ano

Make para festas de final de ano

As mulheres não abrem mão de um visual elegante, sofisticado e poderoso durante as festas de final de ano. Lavoisier, maquiador oficial de Eudora, preparou um passo a passo de beleza com dicas para brilhar e não errar na ocasião. “Essa maquiagem foi produzida com […]

Clara Escobar lança álbum

Clara Escobar lança álbum

A cantora Clara Escobar lançará, no dia 28 de dezembro, o seu primeiro álbum solo. O show de lançamento será no Zanuzi, em Caxias do Sul. A entrada é franca e os cds serão vendidos na hora a R$ 15,00. O lançamento de Lírios Brancos, […]



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *