Dieta low carb

proteinas-carne-ovos-1016-1400x800 As dietas low carb, ou seja, aquelas em que o consumo de carboidratos é reduzido, dando maior espaço a proteínas e gorduras, são consideradas boas opções para quem deseja perder peso de maneira rápida. O regime normalmente apresenta efeito em pouco tempo pois, além de cortar alimentos refinados, garante saciedade e ajuda a controlar o apetite.

Entre as mais famosas dietas low carb estão a Dieta Atkins e, mais recentemente, a Dieta Dukan. Em comum entre ambas está a indicação de ingestão bastante limitada de carboidratos e consumo maior de proteínas de alto valor biológico. De qualquer forma, consultar um nutricionista é fundamental para iniciar uma dieta, seja qual for, com segurança. Na low carb isso não é diferente, afinal, os carboidratos devem ser reduzidos, mas não completamente cortados do cardápio para não provocar prejuízos à saúde. Somente um profissional especializado poderá avaliar suas necessidades, objetivos e perfil para, além de indicar os alimentos ideais, orientar sobre a quantidade de carboidratos que você deve consumir diariamente.Dieta low carb: o que pode comer? De maneira geral, será indicado o consumo de proteínas magras, ovos, verduras, legumes, sementes, nozes, laticínios e fontes de gorduras boas, como azeite de oliva, óleo de coco, abacate, entre outros. Leguminosas, tubérculos, frutas e grãos sem glúten também poderão entrar na dieta em alguns casos, com moderação.

Entre a lista de alimentos proibidos em uma dieta low carb estão pães e massas com glúten, gordura trans, comidas processas e industrializadas, além de refrigerantes, bolachas, bolos, sorvetes e doces, enfim, qualquer tipo de comida e bebida ricas em açúcar refinado. Vale ficar atento ainda a produtos com rótulos de “light”, pois normalmente esses são recheados de carboidratos.

Desde 2004, foram publicadas cerca  de 20 pesquisas que demonstraram a eficácia do corte de carboidratos na alimentação para emagrecer de vez (sem precisar contar calorias) e para a melhora geral da saúde. Inicialmente, as dietas de baixo carboidrato eram consideradas prejudiciais à saúde, pois ao "cortar" os carboidratos da alimentação promoviam um alto consumo de gordura saturada. No entanto, estudos recentes demosntram que dietas low-carb (LC) emagrecem mais que dietas low-fat (pouca gordura e mais rica em carboidratos) e melhoram índices de glicose, colesterol, triglicérides e outros marcadores de saúde. Apesar do alto consumo de gordura, as dietas LC tendem a não aumentar o colesterol LDL, conhecido como colesterol “ruim”.

Fonte: Vix