Correr pode ser transformador

A corrida nos transforma da cabeça aos pés: além de trazer os benefícios já conhecidos para o corpo, como aumentar a capacidade cardiopulmonar e queimar gordura, o esporte também transforma nossa mente, nos tornando mais tranquilas, autoconfiantes e até melhorando nosso relacionamento com outras pessoas.

Listamos a seguir nossos motivos favoritos (e os de algumas das nossas leitoras também) para calçar o tênis. Você vai querer se aventurar nas ruas ou suar o top na esteira já:1. Turbina a confiança Aumentar os quilômetros, se tornar mais rápida, ver seu corpo mudar e se tornar cada vez mais capaz de enfrentar novos desafios são fatores que contribuem para a autoestima. E não pense que a confiança fica apenas no esporte – ela se transforma em parte da sua personalidade e pode se tornar benéfica em diferentes áreas no dia a dia, como na hora de tomar decisões e resolver problemas no trabalho. “A corrida me ajuda a me sentir melhor comigo mesma, isso começa pelas mudanças no meu corpo, mas me sinto mais confiante para enfrentar qualquer problema”, destaca a estudante Barbara Destro.

Para Nanda Azevedo, assistente de marketing de 27 anos, a corrida se transformou em uma fonte de confiança. “Correr se resumia em um único objetivo: emagrecer. Depois que fui traçando metas e, o mais importante, atingindo todas elas, passei a confiar mais em mim. A corrida ajudou muito nesse processo e tenho ela como minha maior aliada.”2. Dá felicidade instantânea Além de liberar a famosa endorfina, conhecida como o hormônio da felicidade, a paixão pelo esporte pode melhorar sua relação consigo mesma e causar uma notável diferença na sua atitude ao longo do dia. Para muitas mulheres, é na corrida que surgem pensamentos mais positivos, onde tudo flui e o resultado é de bem-estar total.3. Melhora o sono O descanso é essencial para dar seu melhor durante a atividade física. E nada melhor do que tomar um bom banho após uma corrida exaustiva e cair na cama. “A corrida me ajuda a vencer a insônia. Depois do treino, chego em casa já sem energias, mas relaxada e pronta para uma boa noite de sono”, conta a estudante Luíza Ferraz.4. Trabalha o autoconhecimento Correr em grupo é ótimo, mas para quem tem uma rotina cheia, nem sempre dá certo. Às vezes, o esporte é solitário, o que proporciona tempo para que você possa se entender melhor – tanto o corpo quanto a mente. “Quanto mais eu vou conhecendo meus limites e aprendendo a superá-los, mais sinto que domino meu corpo. Especialmente quando corro sem música; daí, consigo literalmente ouvi-lo!”.5. Ajuda a fortalecer os relacionamentos Treinar com a amiga e compartilhar a experiência de cruzar a linha de chegada com ela constrói laços muito mais fortes do que qualquer happy hour. Também não dá para se esquecer das demonstrações de carinho que recebemos por meio da corrida: parentes, amigos ou parceiros esperando na chuva para ver você passar, enviando mensagens nas redes sociais ou comemorando no pós-prova. “Acredito que a corrida aproxime muito as pessoas… Fiz várias amizades com o esporte e, quando tive que parar por causa de uma lesão, senti muita falta”, conta a gerente de produtos Bianca Kessar, 27.6. Desenvolve a gratidão Pernas fortes o bastante para percorrer quilômetros, um coração saudável que bombeia sangue para todo o corpo e pulmões que permitem o exercício físico. Perceber que seu corpo funciona bem e ter a possibilidade de se desafiar e de melhorar ainda mais sua perfomance são ótimos motivos para agradecer!7. Aumenta a produtividade Começar o dia correndo pode tornar o resto dele mais produtivo. Uma vez acordada, alerta e de bom humor, o dia de trabalho tende a render bastante. Além disso, entregar o treino logo cedo faz com que sobre tempo para realizar tarefas domésticas à noite ou passar tempo com as amigas.

Fonte: Boa Forma