Garanta o sucesso do seu e-commerce

mulher comprando em ecommerce Foto: Divulgação

Responsável pelos serviços de aplicações, plataforma e infraestrutura para os maiores e-commerces brasileiros, o UOLDIVEO alerta as empresas sobre a importância de se prepararem com antecedência para eventos como a Black Friday. Durante eventos sazonais como a Black Friday, o e-commerce tem um volume brutal de acessos, chegando a aumentar de 10 a 20 vezes o acesso em comparação com dias normais.

“Os investimentos feitos em infraestrutura e aplicações de TI em anos anteriores sempre deixam um legado estrutural que, obviamente, já é um bom ponto de partida para este ano, mas, como o e-commerce é muito dinâmico, provavelmente as páginas e suas funcionalidades já não são mais as mesmas”, explica Alexis Rockenbach, co-fundador e presidente da Compasso, uma empresa UOLDIVEO. De 25 a 27 de julho, o UOLDIVEO participará com a Compasso doFórum E-Commerce Brasil 2017, principal evento de e-commerce da América Latina e o terceiro maior evento de e-commerce do mundo. O evento acontecerá noTransamérica Expo Center, em São Paulo, e reunirá 13 mil congressistas durante três dias de atividades técnicas e de negócios, divididos em diversas áreas de conteúdo.

Segundo o executivo, no e-commerce não é possível ter exatidão sobre qual volume de tráfego será registrado ou que tipo de comportamento diferente das edições anteriores ocorrerá. Observando este contexto e todas suas variáveis, para garantir melhor experiência dos consumidores, o ideal é seplanejar com antecedência e se preparar com todas as ferramentas possíveis, ter um alinhamento constante entre as áreas de negócios e da TI e assim minimizar a chance de ser surpreendido com algo que fuja do controle.

A cada evento como este é necessáriovalidar e testar todas as páginas e recursos novamente. Outro ponto que reforça este cuidado é o crescimento ano após ano.

“Nossos principais clientes têm apresentado grande crescimento ano a ano e preveem para 2017 o dobro de tráfego em relação a 2016 na semana Black Friday (segunda a domingo, com pico na sexta). O crescimento do número de page views no grupo dos maiores clientes atendidos pela Compasso foi de 24,3%, em 2016, em comparação ao ano anterior. Em função disso, é necessário um processo contínuo de preparação antes do evento”, afirma.

A preparação prematura elimina por completo as maiores queixas e problemas comumente atrelados ao evento, como a indisponibilidade ou lentidão causada tanto pela falta de capacidade de processamento de tráfego simultâneo ou pela rajada deacessos vinda de sites externos ou afiliados. É necessário prever até movimentos mais simples, como atualizações do sistema que, em meio à grande movimentação do evento, podem também congelar o sistema porlongos períodos.

A TI das empresas de e-commerce usa um conjunto diverso e abrangente de diferentes soluções, desde a camada de infraestrutura, de hardware, sistema operacional, banco de dados, servidores de aplicação e ferramentas que rodam nesta base. Cada uma dessas ferramentas tem um nível de complexidade e demanda recursos especializados para fazer as configurações, acompanhamento e monitoração. Nenhuma empresa consegue passar de forma tranquila pela Black Friday sem incrementar essas equipes porque realmente o trabalho aumenta.

“Hoje, atuamos com 430 profissionais, que trabalham exclusivamente atendendo as demandas desses clientes de e-commerce. Nosso valor está em ser o braço de expansão da capacidade de atendimento não só durante a Black Friday, mas durante a preparação das otimizações que ocorrem ao longo do ano”, explica. Entre os clientes de e-commerce atendidos pela companhia, estão empresas dos setores: moda, indústria, eletroeletrônicos, livros, equipamentos profissionais, cosméticos, e programas de ponto e fidelidade. É importante salientar que a Black Friday não é o único evento sazonal que tem aumento de tráfego. Ele é o pico na maioria dos portais dee-commerce, mas existem outras empresas que no Dia das Mães, Dia dos Pais, das crianças e Natal registram grande aumento no tráfego, não necessariamente na mesma volumetria, mas que se aproximam muito da Black Friday. Além disso, existem eventos fora do calendário, como campanhas e promoções específicas que geram o mesmo efeito multiplicador do tráfego.

“O que é trabalhado em relação à Black Friday vale também para toda espécie de eventos sazonais de aumento de tráfego durante o ano. É um trabalho contínuo, não somente um mês antes do evento. À medida que se aproxima a data, você intensifica essas ações, mas é um trabalho constante. A melhor solução sempre vai ser buscar a elasticidade necessária para que este aumento de tráfego não gere nenhum tipo de lentidão ou indisponibilidade para nenhum consumidor”, afirma Alexis.

Recomendações para um bom desempenho

  • Planejamento e antecedência são primordiais quando se fala sobre preparação para eventos como a Black Friday;
  • Faça um plano estruturado de melhoria contínua de seu ambiente de e-commerce, envolvendo equipes multidisciplinares como a sua TI, a área de negócios da empresa e seus fornecedores tanto para aplicação quanto para infraestrutura;
  • Independente de sua plataforma, inclua testes de stress, simulando o tráfego extra. Esta pode ser a grande vulnerabilidade dos portais, porque sem teste, não conseguem ter uma visibilidade de suas métricas e indicadores que dão uma noção da capacidade do ambiente.
Fonte: Weber Shandwick