Mudança de escola

Seja por conta de uma mudança de cidade, transferência no emprego dos pais ou até para adaptar a linha pedagógica educacional, o momento de mudar os filhos de escola é sempre delicado e repleto de incertezas e medos. Afinal de contas, a escola é muitas vezes o segundo lar das crianças e ter que deixar professores, amigos e um ambiente já familiar pode soar assustador para os pequenos. Para as famílias que passarão por esse dilema em 2018, fica a dúvida: como ajudar as crianças a viverem essa realidade da forma mais tranquila possível?

“É importante informar a criança sobre a mudança de escola de forma clara e sincera. Dependendo da situação ou da idade do pequeno, não é necessário contar detalhes do motivo que levou a essa decisão, mas é preciso esclarecer a situação para que ele possa entender e ficar seguro com a novidade“, explica Fernanda Veiga, pedagoga da equipe de curadoria da Leiturinha.

Além disso, é muito importante que os pais deixem claro que o pequeno não irá perder amigos e conhecidos, mas sim ganhar novos. Sempre mostrar o lado positivo pode ajudar nessa transição, além de tranquilizar a criança para essa nova etapa da vida.

“Leve a criança para conhecer a escola onde ela irá estudar, mesmo antes do início do ano letivo. Visite a sala de aula, banheiro, pátio, refeitório e, se possível, o apresente para os novos professores. Assim, o pequeno já se familiariza com o lugar e fica mais tranquilo e seguro, o que o deixará menos ansioso no primeiro dia de aula”, afirma Fernanda.

Como os livros sempre trazem mensagens relevantes para as famílias, a Leiturinha indica agora uma obra que irá contribuir com toda essa mudança. O livro, com a indicação da faixa-etária recomendada, está disponível na Leiturinha Digital, uma biblioteca digital com mais de mil livros e vídeos para as crianças de até 12 anos.

Dica Leiturinha

Foto: Divulgação

Meu primeiro dia de aula – Leiturinha Digital

Editora: Nova Alexandria | Autor: Rafael Alvarenga | Ilustração: Rafael Hildebrand

Chegou o grande dia, o primeiro dia de aula! Com um pouco de medo, Paula se prepara para sua nova experiência. No caminho para a nova escola, a garotinha conversa com os seus pais e eles lhes contam que quando eram crianças o primeiro dia de aula foi muito legal. Esta é uma história que irá mostrar ao pequeno leitor o quanto as mudanças são boas e que o primeiro dia de aula em uma nova escola não é ruim, logo acontece a adaptação. Aproveite este momento para conversar com o seu pequeno sobre este assunto!

Fonte: 7 comunicação

Related Posts

SELO aMANHÊsendo

SELO aMANHÊsendo

Com o objetivo de divulgar às famílias espaços adequados para bebês e crianças, o blog aMANHÊsendo acaba de criar o Selo aMANHÊsendo – Criança bem-vinda. O objetivo é atestar ou adequar, restaurantes e cafés apropriados para receber o público infantil. A ação é inédita no […]

Apae lança calendário

Apae lança calendário

Inspirado no mundo fantástico dos super-heróis, a APAE Caxias do Sul acaba de lançar a edição 2018 do já tradicional calendário que traz imagens dos próprios alunos da instituição em suas páginas. Batman, Homem-Aranha, Capitão América e Mulher-Maravilha são algumas das figuras interpretadas pelos beneficiários […]



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *