Corpo durante o treino

Foto: Pinterest
  • Você pensa com mais clareza

O esforço físico aumenta a capacidade de raciocínio. “Estudos já comprovaram que se exercitar estimula as moléculas BDNF, responsáveis por melhorar a memória e aumentar a velocidade de cognição”, revela Jakson.

  • Você estressa seus músculos

Toda vez que você sai de uma sessão de treino, suas fibras musculares precisam se recuperar de microlesões. Isso significa que seus músculos estão trabalhando para ficarem mais fortes e maiores.

  • Você queima calorias

Vamos voltar às aulas de biologia (não fuja!): o composto ATP armazena temporariamente a energia proveniente dos alimentos que consumimos. Quando precisamos utilizar esse estoque, como, por exemplo, na hora que estamos usando os músculos para realizar algum esforço físico, a molécula se converte em ADP e a energia é liberada. Essa troca é o que chamamos de queima calórica.

  • Você eleva sua temperatura corporal

“Parte da energia liberada pelos músculos durante o exercício físico é térmica, ou seja, calor”, explica Jakson Couto, coordenador fitness da Bodytech Indianópolis, em São Paulo. Para compensar esse aumento de temperatura e permitir que você continue se exercitando sem que o corpo fique quente demais, o suor aparece.

  • Você aumenta sua frequência cardíaca

Ao iniciar uma atividade física, o corpo pede por mais oxigênio para manter os músculos acionados trabalhando. Sendo assim, é necessário que o sangue transporte esse elemento químico com mais velocidade. “Para que a entrega de oxigênio seja maior, é preciso um fluxo sanguíneo também maior, e isso só é possível com a elevação dos batimentos cardíacos”, esclarece Couto.

  • Você altera o funcionamento do seu intestino

Exercícios aeróbicos de longa duração podem provocar a aceleração de movimentos intestinais e levar à diarreia, vômitos e náuseas. Isso acontece porque o corpo desvia o fluxo sanguíneo do intestino para concentrá-lo na musculatura que está sendo utilizada.

  • Você sofre uma oscilação hormonal

Durante a atividade física, seus hormônios assumem o controle do organismo: a adrenalina dispara e, logo em seguida, as endorfinas passam a ser liberadas, o que acaba aliviando a dor e melhorando o humor.

Fonte: Boa Forma

Related Posts

Benefícios do treino funcional

Benefícios do treino funcional

O treino funcional é muito conhecido e praticado há bastante tempo pelas pessoas que frequentam academias e parques. Mas você sabia que ele promove uma série de benefícios ao corpo? Em um treino rápido e dinâmico, o praticante é estimulado de diferentes formas, gerando queima […]

Cabelo colorido pede cuidado no verão

Cabelo colorido pede cuidado no verão

A estação mais quente do ano exige atenção extra para o cabelo, já que a alta incidência dos raios solares é bem agressiva para os fios, tornando-os ressecados e fragilizados. Detalhe: quem encara tintura ou adota luzes precisa redobrar os cuidados. Quando os fios são […]



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *