Cabelos no verão

Festas, praia, piscina, happy hour com as amigas, roupas mais frescas e soltinhas… O verão é uma delícia, não dá para negar! Porém, o astral descontraído, a falta de tempo e outros fatores, muitas vezes, fazem com que muitas mulheres acabem negligenciando os cuidados com a beleza do cabelo, justamente numa época em que os fios exigem atenção redobrada.

Uma das razões é que a umidade do ar e as chuvas típicas da estação costumam deixá-los armados, ressecados e arrepiados. Por outro lado, a baixa umidade também tem seus reflexos negativos: o ar seco “puxa” a água da fibra capilar, deteriorando as cutículas, danificando e enfraquecendo o cabelo.

Foto: Pinterest

Portanto, é necessário ficar bem atenta para não cometer alguns descuidos, como os problemas listados a seguir:

  1. Ficar muito exposta ao sol

Assim como a pele do corpo e do rosto, que perde colágeno e pode ganhar manchas, o cabelo sofre com a ação dos raios solares. Cutículas abertas, porosidade, quebra, ressecamento e opacidade são alguns dos males que acometem os fios.

  1. Prender o tempo todo

É claro que rabos de cavalo, coques ou tranças ajudam a amenizar a ação do sol, do vento e da umidade do ar. Porém, o excesso de penteados presos pode provocar quebras: como no verão o cabelo fica mais fragilizado, é muito fácil que se parta, principalmente pelo uso constante de elásticos apertados e grampos que repuxam.

  1. Dormir com o cabelo molhado

No verão, é comum lavar os fios com mais frequência – às vezes, mais de uma vez no mesmo dia. E também dá vontade de dispensar o secador, porque o calor faz com que a cabeça fique transpirando mesmo após o banho. Mas dormir com os fios molhados pode levar ao surgimento de fungos, que proliferam em ambientes úmidos, e de dermatite seborreica.

  1. Desembaraçar de forma errada

Pentear com muita força costuma quebrar os fios. O estrago é ainda maior no caso de pentes com dentes finos ou de escovas.

  1. Subestimar a importância da hidratação

Você acha que a aparência do seu cabelo está saudável e, por isso, não precisa incrementar o ritual de hidratação? Melhor rever seus conceitos: no verão, até mesmo os fios bem cuidados precisam de atenção especial.

– Dicas rápidas para colocar em prática já!

Agora que você sabe como pequenos deslizes podem trazer provocar grandes estragos, é hora de reforçar sua rotina de beleza, focando a saúde do cabelo até o fim da temporada de altas temperaturas:

  • Aplique creme para pentear no comprimento dos fios antes de sair de casa nos dias de sol a pino, baixa ou alta umidade. O produto doma os fios rebeldes, impede o embaraço e ainda dá proteção.
  • Beba muito líquido: água, sucos naturais, vitaminas de frutas e água de coco ajudam a manter os fios e o corpo bem hidratados durante o verão.
  • Diminua a temperatura do chuveiro. A água (de morna para fria) é a ideal para não ressecar. No enxágue final, um jato bem gelado vai dar mais brilho.
  • Retire o excesso de água com uma toalha bem macia, sem esfregá-la muito na cabeça. Desembarace com pente de dentes largos com um pouquinho de creme para pentear e escolha a temperatura mais baixa do secador.
Fonte: Boa Forma

Related Posts

Cabelo colorido pede cuidado no verão

Cabelo colorido pede cuidado no verão

A estação mais quente do ano exige atenção extra para o cabelo, já que a alta incidência dos raios solares é bem agressiva para os fios, tornando-os ressecados e fragilizados. Detalhe: quem encara tintura ou adota luzes precisa redobrar os cuidados. Quando os fios são […]

Cuide dos seus cabelos cacheados

Cuide dos seus cabelos cacheados

A naturalidade está em alta! Os fios ondulados e cacheados nunca foram tão valorizados como agora e prometem invadir as praias e as piscinas de todo o Brasil no verão 2018. Para lacrar com tudo o que tem direito, entretanto, é bom saber que ondas […]



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *