Cuide do seu cabelo

Com a chegada das temperaturas mais altas do ano, alguns cuidados com o corpo são fundamentais, como a pele, por exemplo, por meio do uso de protetores contra os raios solares. Outra região que merece atenção especial é o cabelo, que também sofre bastante neste período.

A instrutora do Curso de Cabeleireiro Profissional do Instituto Embelleze, Áurea Moreno, ensina cinco dicas para cuidar das madeixas durante esse período.

Illustrations by Maggie Cole

Use shampoo sem petrolatos e surfactantes

Esses produtos são comuns nas fórmulas de shampoos e condicionadores, devido ao baixo custo que possuem durante a fabricação.

Petrolatos são, como o próprio nome sugere, derivados do petróleo e tem como função amaciar o cabelo, fazendo com que seja mais fácil para penteá-lo e cuidá-lo posteriormente. Já o surfactante é o elemento com a função de remover as impurezas do cabelo.

“O problema é que ele é muito agressivo e somado às condições climáticas desfavoráveis do período, podem fazer com que o cabelo fique ressecado e sem brilho”, explica Áurea ao comentar que as pessoas acreditam que quanto mais espuma o shampoo fizer, melhor. “Na verdade isso é uma falsa sensação de limpeza.”

Utilize leave-in com filtro solar

O leave-in é um produto aplicado no cabelo sem a necessidade de enxague, que tem como função proteger, hidratar e modelar os fios.

Segundo Áurea, ele é o responsável por fazer o cabelo ficar menos rebelde, amaciando os fios e deixando-o com uma aparência mais natural. “Uma das diferenças entre o leave-in e os cremes de pentear é que ele tem menos silicone.”

Em tempo: por conta do clima, deve-se procurar um que tenha filtro solar, pois a exposição continua a luz prejudica a saúde dos fios.

Detox capilar

O detox nada mais é do que uma limpeza profunda do couro cabeludo e dos fios. Conforme o tempo passa os cabelos acumulam restos de outros produtos capilares, gordura e sujeiras em geral, que não saem com uma simples lavagem.

“O suor acaba sendo mais um problema nessas horas e no Verão o calor faz as pessoas suarem mais, o que acumula mais gordura que o normal na cabeça.” Sendo assim, o detox é necessário para fazer uma purificação completa do couro cabeludo. “Pode-se fazê-lo uma vez por mês”, orienta a profissional.

Crie um cronograma capilar

Ter um planejamento referente aos cuidados com o cabelo é extremamente necessário. Inclua nessa agenda hidratações, nutrições e reconstruções regulares do couro cabeludo e dos fios, para que ele se mantenha sempre saudável. “É importante se programar em relação aos cuidados com o cabelo e o cronograma ajudará muito.”

Use sérum

Esse produto é um dos mais eficientes quando o assunto é hidratação. Além de cuidar do cabelo, ele ajuda a diminuir o volume e a dominar o frizz, que são aqueles fios mais curtos que ficam levantados, bagunçando o penteado. “Busque um que tenha proteção térmica, pois ela ajuda a proteger dos danos que o clima mais quente pode causar”, diz Áurea.

De acordo com a profissional, é importante envolver no processo um cabeleireiro, afinal ele conhece o cabelo da cliente e tem a capacidade de fazer indicações certas e dar dicas de acordo com as peculiaridades dos seus fios. “Essas dicas são dadas de forma geral, já que os cabelos são diferentes uns dos outros.”

Fonte: Atitude Comunicação

Related Posts

Cabelo colorido pede cuidado no verão

Cabelo colorido pede cuidado no verão

A estação mais quente do ano exige atenção extra para o cabelo, já que a alta incidência dos raios solares é bem agressiva para os fios, tornando-os ressecados e fragilizados. Detalhe: quem encara tintura ou adota luzes precisa redobrar os cuidados. Quando os fios são […]

Cuide dos seus cabelos cacheados

Cuide dos seus cabelos cacheados

A naturalidade está em alta! Os fios ondulados e cacheados nunca foram tão valorizados como agora e prometem invadir as praias e as piscinas de todo o Brasil no verão 2018. Para lacrar com tudo o que tem direito, entretanto, é bom saber que ondas […]



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *