Cinco dicas de decoração para home office

O mercado de trabalho está em constante evolução e atualmente muitas pessoas já podem trabalhar no conforto de casa. Mas, para isso, precisam de um espaço aconchegante e funcional, o que nem sempre é fácil de fazer sem a ajuda de um profissional. Para tirar algumas dúvidas sobre como criar o ambiente ideal, o Decoradornet, primeira plataforma de atendimento online de projetos de decoração no Brasil, convidou 5 profissionais que atendem pelo site para sugerir pequenas mudanças que podem fazer toda a diferença no seu home office!

Tenho um escritório muito pequeno onde preciso acomodar muitos livros. Como otimizar o espaço sem sobrecarregar o ambiente
Resposta de Duda Camacho

O primeiro passo para organizar os livros é classificá-los: pode ser por cores, temas etc. Depois disso, é possível fazer uma composição interessante e facilitar o acesso aos livros mais utilizados. Existem diversos objetos que podem ajudar na organização:

Nichos

Os nichos podem ser abertos ou fechados e conferem um toque interessante ao ambiente. Nos nichos fechados, podem ficar os livros menos utilizados. Já os livros mais acessados, é interessante mantê-los em nichos abertos, aproveitando também para utilizá-los como elemento decorativo.

Estantes

As estantes permitem que se utilize a parede a seu favor, aproveitando espaço e dando um toque de acordo com o seu estilo. Se quiser algo tradicional, utilize MDF que imita madeira e você terá um móvel atemporal; se a pegada é industrial, use vergalhões com chapas de madeira e terá uma estante super atual; se a estante for o ponto focal da decoração utilize fita de led entre as prateleiras.

Caixas organizadoras

Uma opção prática e acessível são as caixas organizadoras e cestos, que podem ser encontrados facilmente em home centers.
 

Preciso de uma boa iluminação no meu escritório, mas tenho apenas um ponto de luz. Como posso melhorar isso de maneira simples?
Resposta de Isadora Teixeira

A iluminação é um dos itens mais importantes da decoração, responsável por deixar as pessoas mais satisfeitas com seu ambiente de trabalho, além de reduzir dores de cabeça e fadiga ocular, melhorando a produtividade. Algumas dicas para melhorar a iluminação do seu home office:

Tipo de lâmpada

Luzes em temperaturas de cor mais altas (acima de 3500K) impactam diretamente no aprendizado e produtividade - tornando-nos mais capazes para absorver informação e se concentrar em tarefas. Uma boa dica é utilizar lâmpadas de LEDs: elas proporcionam uma iluminação mais aberta e homogênea - além de serem de baixa temperatura, boa intensidade e muito econômicas.

  • Na iluminação geral, luminárias com acrílico leitoso geram luz abundante e difusa.
  • Aposte também na iluminação indireta, que é aquela que incide nas superfícies determinadas e depois é refletida para o ambiente. Seu efeito é mais aconchegante.
  • Para a bancada, opte por luminárias de modelos articulados, de maneira a facilitar o direcionamento da luz.
  • Na mesa do computador, o mais indicado é colocar a luminária de forma a incidir o facho de luz atrás ou ao lado da tela do aparelho (lado oposto ao mouse, para não criar sombras).

Maximize a iluminação natural

Se possível, posicione sua mesa perto de uma janela para aproveitar o máximo de luz natural possível. Ela torna o ambiente mais agradável – além de ser sustentável, uma vez que gera uma grande economia de energia.DICA: Para que a luz do sol não incida diretamente na tela do computador indicamos o uso de persianas - como por exemplo as horizontais, que permitem que você regule a luminosidade, filtrando os reflexos. Outro cuidado que vai além da escolha das lâmpadas e sua posição, é a escolha da cor das paredes do espaço. Se tratando de um ambiente de trabalho, o mais adequado é fazer uso de tons mais claros – isso porque eles refletem a luz com mais facilidade e proporcionam sensação de maior claridade.

Como deixar o escritório mais alegre gastando pouco?
 Resposta deLetícia Costa Vieira

Para decorar um escritório gastando pouco, pode-se utilizar de várias técnicas sendo elas: aplicação de papéis de parede, cores nos móveis, paredes e também os objetos decorativos. Um bom exemplo é utilizar um ponto de cor, como amarelo, para criar uma faixa de destaque na parede, compondo o ambiente com objetos como quadros, plantas, livros e alguns acessórios. Outra ideia é aplicar um papel de parede com estampa Chevron, as cores alegres ficaram para os objetivos decorativos, como os livros, relógio e quadro com o desenho de caveira, dois ambientes distintos, porém ambos transmitem sensações de divertimento e descontração gastando pouco.

Não tenho um cômodo em casa destinado ao escritório, como posso criar um ambiente discreto e funcional na sala de estar?
Resposta de Vinicius Morais Cabral

Para um escritório discreto e funcional na sala podemos aproveitar o próprio Home para projetar um espaço apropriado onde poderemos guardar as pastas, documentos e até mesmo uma impressora com a função Wi-fi. O aparador serve de mesa de escritório na hora de trabalhar e no dia a dia serve de apoio e demarcar a sala de estar com a sala home. Assim você consegue ter sua sala aconchegante e adaptada para trabalhar quando precisar:

Quais cores são as melhores para criar um ambiente ideal para estudar e trabalhar em casa?
Resposta deMichelle Neves

Primeiramente, devem ser analisadas as características do ambiente em questão e o resultado pretendido; além de serem respeitadas as preferências pessoais, a personalidade da pessoa que irá trabalhar no local e as atividades que irá desenvolver. De modo geral, tons neutros são sempre boas opções, mas algumas cores podem estimular a criatividade e aumentar a produtividade.

  • Tons neutros e acinzentados trazem aconchego, sofisticação e remetem a sobriedade.

Para atividades que exijam calma e concentração, o recomendado são tons de azul e verde. Por seu efeito calmante, também podem ser boas opções para quem é muito agitado e ansioso. Amarelo e laranja são cores estimulantes que podem ajudar na criatividade, podendo proporcionar otimismo, comunicação e dinamismo. Mas use as com cuidado para não serem grandes fontes de distração. Para trabalhos que exijam motivação, é ideal utilizar cores mais fortes, porém em elementos pontuais, para não sobrecarregar.

Fonte: 7 Comunicação