5 dicas de decoração para home office

O mercado de trabalho está em constante evolução e atualmente muitas pessoas já podem trabalhar no conforto de casa. Mas, para isso, precisam de um espaço aconchegante e funcional, o que nem sempre é fácil de fazer sem a ajuda de um profissional.

Para tirar algumas dúvidas sobre como criar o ambiente ideal, o Decoradornet, primeira plataforma de atendimento online de projetos de decoração no Brasil, convidou 5 profissionais que atendem pelo site para sugerir pequenas mudanças que podem fazer toda a diferença no seu home office!

Tenho um escritório muito pequeno onde preciso acomodar muitos livros. Como otimizar o espaço sem sobrecarregar o ambiente

-Resposta de Duda Camacho

O primeiro passo para organizar os livros é classificá-los: pode ser por cores, temas etc. Depois disso, é possível fazer uma composição interessante e facilitar o acesso aos livros mais utilizados. Existem diversos objetos que podem ajudar na organização:

Nichos

Os nichos podem ser abertos ou fechados e conferem um toque interessante ao ambiente. Nos nichos fechados, podem ficar os livros menos utilizados. Já os livros mais acessados, é interessante mantê-los em nichos abertos, aproveitando também para utilizá-los como elemento decorativo.

Estantes

As estantes permitem que se utilize a parede a seu favor, aproveitando espaço e dando um toque de acordo com o seu estilo. Se quiser algo tradicional, utilize MDF que imita madeira e você terá um móvel atemporal; se a pegada é industrial, use vergalhões com chapas de madeira e terá uma estante super atual; se a estante for o ponto focal da decoração utilize fita de led entre as prateleiras.

Caixas organizadoras

Uma opção prática e acessível são as caixas organizadoras e cestos, que podem ser encontrados facilmente em home centers.

Preciso de uma boa iluminação no meu escritório, mas tenho apenas um ponto de luz. Como posso melhorar isso de maneira simples?

-Resposta de Isadora Teixeira

A iluminação é um dos itens mais importantes da decoração, responsável por deixar as pessoas mais satisfeitas com seu ambiente de trabalho, além de reduzir dores de cabeça e fadiga ocular, melhorando a produtividade. Algumas dicas para melhorar a iluminação do seu home office:

Tipo de lâmpada

Luzes em temperaturas de cor mais altas (acima de 3500K) impactam diretamente no aprendizado e produtividade – tornando-nos mais capazes para absorver informação e se concentrar em tarefas. Uma boa dica é utilizar lâmpadas de LEDs: elas proporcionam uma iluminação mais aberta e homogênea – além de serem de baixa temperatura, boa intensidade e muito econômicas.

  • Na iluminação geral, luminárias com acrílico leitoso geram luz abundante e difusa.
  • Aposte também na iluminação indireta, que é aquela que incide nas superfícies determinadas e depois é refletida para o ambiente. Seu efeito é mais aconchegante.
  • Para a bancada, opte por luminárias de modelos articulados, de maneira a facilitar o direcionamento da luz.
  • Na mesa do computador, o mais indicado é colocar a luminária de forma a incidir o facho de luz atrás ou ao lado da tela do aparelho (lado oposto ao mouse, para não criar sombras).

Maximize a iluminação natural

Se possível, posicione sua mesa perto de uma janela para aproveitar o máximo de luz natural possível. Ela torna o ambiente mais agradável – além de ser sustentável, uma vez que gera uma grande economia de energia.

DICA: Para que a luz do sol não incida diretamente na tela do computador indicamos o uso de persianas – como por exemplo as horizontais, que permitem que você regule a luminosidade, filtrando os reflexos.

Outro cuidado que vai além da escolha das lâmpadas e sua posição, é a escolha da cor das paredes do espaço. Se tratando de um ambiente de trabalho, o mais adequado é fazer uso de tons mais claros – isso porque eles refletem a luz com mais facilidade e proporcionam sensação de maior claridade.

Como deixar o escritório mais alegre gastando pouco?

-Resposta de Letícia Costa Vieira

Para decorar um escritório gastando pouco, pode-se utilizar de várias técnicas sendo elas: aplicação de papéis de parede, cores nos móveis, paredes e também os objetos decorativos. Um bom exemplo é utilizar um ponto de cor, como amarelo, para criar uma faixa de destaque na parede, compondo o ambiente com objetos como quadros, plantas, livros e alguns acessórios.

Outra ideia é aplicar um papel de parede com estampa Chevron, as cores alegres ficaram para os objetivos decorativos, como os livros, relógio e quadro com o desenho de caveira, dois ambientes distintos, porém ambos transmitem sensações de divertimento e descontração gastando pouco.

Não tenho um cômodo em casa destinado ao escritório, como posso criar um ambiente discreto e funcional na sala de estar?

-Resposta de Vinicius Morais Cabral

Para um escritório discreto e funcional na sala podemos aproveitar o próprio Home para projetar um espaço apropriado onde poderemos guardar as pastas, documentos e até mesmo uma impressora com a função Wi-fi. O aparador serve de mesa de escritório na hora de trabalhar e no dia a dia serve de apoio e demarcar a sala de estar com a sala home. Assim você consegue ter sua sala aconchegante e adaptada para trabalhar quando precisar:

Quais cores são as melhores para criar um ambiente ideal para estudar e trabalhar em casa?

Resposta de Michelle Neves

Primeiramente, devem ser analisadas as características do ambiente em questão e o resultado pretendido; além de serem respeitadas as preferências pessoais, a personalidade da pessoa que irá trabalhar no local e as atividades que irá desenvolver. De modo geral, tons neutros são sempre boas opções, mas algumas cores podem estimular a criatividade e aumentar a produtividade.

  • Tons neutros e acinzentados trazem aconchego, sofisticação e remetem a sobriedade.

Para atividades que exijam calma e concentração, o recomendado são tons de azul e verde. Por seu efeito calmante, também podem ser boas opções para quem é muito agitado e ansioso.

Amarelo e laranja são cores estimulantes que podem ajudar na criatividade, podendo proporcionar otimismo, comunicação e dinamismo. Mas use as com cuidado para não serem grandes fontes de distração. Para trabalhos que exijam motivação, é ideal utilizar cores mais fortes, porém em elementos pontuais, para não sobrecarregar.

Fonte: 7 Comunicação

Related Posts

Resgate de acessório polêmico

Resgate de acessório polêmico

Foto: Pinterest A pochete, tendência dos anos 80 e 90, fizeram um retorno surpreendente em 2017. Considerada pela maioria como desatualizada e “brega”, tomou conta das passarelas e se relançou no mundo da moda com novos designs e modelos e está fazendo a cabeça dos […]

Viagem profissional pelo mundo

Viagem profissional pelo mundo

Collette e Scott Stohler têm uma carreira aparentemente de sonhos como influenciadores digitais e se beneficiam de desejo de empresas e marcas por poder de influenciadores nas mídias sociais. Os Stohler ganham cerca de U$$ 200 mil por ano para viajar pelo mundo, mas garantem […]



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *