45º Festival de Cinema de Gramado

45º-Festival-de-Cinema-de-Gramado Foto: Pinterest/Divulgação

Nesta quarta-feira, 2 de agosto, a organização do 45º Festival de Cinema de Gramado apresentou novidades desta edição em encontro exclusivo com a imprensa da Serra Gaúcha que reuniu também autoridades do município. Durante o encontro, que aconteceu na Pousada Florença, foram apresentadas novas homenagens da edição histórica de 45 anos e outras novidades com destaque para a relação do evento com a cidade de Gramado.

Comemorando 45 anos de história ininterrupta, o Festival de Cinema de Gramado também irá garantir o protagonismo da comunidade gramadense em sua programação. Desde a já tradicional sessão do EDUCAVÍDEO, que marca a primeira projeção no Palácio dos Festivais durante o evento, aos inúmeros espaços ocupados na cidade, o Festival de Cinema faz questão de aproximar o cinema e suas personalidades de quem recepciona os mais de 300 mil turistas esperados em Gramado ao longo dos dez dias de programação, segundo dados oficiais daSecretaria de Turismo do município. O festival é de cinema. E também, como o próprio nome aponta, de Gramado.

Nesse sentido, a Gramadotur vem sempre expandindo as suas ações paratornar cada vez mais próxima e familiar a relação dos gramadenses com o evento. Em 2017, o projeto EDUCAVÍDEO, que, desde 2013, inaugura a programação do Palácio dos Festivais com a exibição de seus projetos, recebe ainda mais holofotes: sua sessão agora é também contemplada na data oficial do Festival de Cinema de Gramado, sendo trabalhada em todos os materiais gráficos e de divulgação da edição deste ano.

São iniciativas que surgem da relação sempre atenta e democrática com a comunidade estabelecida pela Gramadotur, autarquia realizadora do evento.

“Desde o momento em que assumi o cargo de Presidente da Gramadotur, tenho me dedicado a ouvir os mais diferentes segmentos da comunidade gramadense. O trabalho que devemos desenvolver necessita passar pela construção coletiva”, comenta o presidente Edson Néspolo. Essa ideia, segundo Néspolo, complementa a vontade de não apenas realizar um evento que reforce a grandiosidade que o Festival sempre teve, mas que também “consolide ainda mais a imagem de Gramado como uma cidade reconhecida por sua receptividade”.

O cinema como possibilidade de futuro

O EDUCAVÍDEO oferece, desde 2011, capacitação em técnicas de audiovisual para estudantes entre 12 e 17 anos de escolas públicas. Nasceu como laboratório experimental e hoje é um programa assegurado por decreto municipal.

“Ao longo desses anos, o EDUCAVÍDEO se desenvolveu e se aperfeiçoou na proporção do volume e das aspirações de seus alunos. Atualmente, não apenas ensina os jovens cineastas, mas tambéminveste em oficinas para qualificar o corpo docente e constrói a promoção do protagonismo juvenil em suas mais diversas realidades, propiciando a troca de experiências através da mediação criativa do campo audiovisual”, comenta a secretária de educação de Gramado, Gilça Vargas. Em 2017, é celebrado o quarto ano de exibição dos filmes produzidos por alunos da rede pública municipal no Palácio dos Festivais. Nessa edição, além dos tradicionais curtas-metragens, a programação conta também com um média-metragem. Serão três produções em exibição: “O Roubo do Livro”, de Gustavo Gomes; “Será Que o Amor Sempre Vence?”, de Ticiane Silva; e “Pra Sempre, Você”, de Bruno Peteffi, com codireção de Lauterbach Amorim.

Cinema nos Bairros

Também está confirmada nova edição da mostra Cinema nos Bairros. Três filmes serão apresentados em diferentes pontos de Gramado durante a realização do Festival: “Até Que a Sbórnia nos Separe”, animação dirigida por Ennio Torresan Jr. e pelo homenageado do troféu Eduardo Abelin deste ano, Otto Guerra; “Os Saltimbancos Trapalhões – Rumo a Hollywood”, que volta a reunir os inesquecíveis Trapalhões Didi e Dedé em uma aventura assinada por João Daniel Tikhomiroff; e “Um Tio Quase Perfeito”, comédia familiar dirigida por Pedro Antonio. As sessões são inteiramente gratuitas e acontecem nas escolas da região e em diversas instituições gramadenses, como o CRERH – Centro de Reabilitação Emanuel Região das Hortênsias.

Festival além do Palácio

O Palácio dos Festivais é o ponto clássico de encontro, mas toda a programação do Festival de Cinema de Gramado também se espalha pela cidade com os pontos de trabalho da produção e da imprensa, exibições especiais, mostras e demais atividades.

Confira os locais que receberão a programação do 45º Festival de Cinema de Gramado!

  • Palácio dos Festivais
  • Teatro Elisabeth Rosenfeldt
  • Hotel Serra Azul
  • Museu do Festival de Cinema de Gramado
  • EMEF Nossa Senhora de Fátima – Vila do Sol (Várzea Grande)
  • EMEF Dr. Carlos Nelz – CAIC – Bairro Moura
  • EMEF Presidente Vargas – Av. Central
  • EMEF Maximiliano Hahn – Bairro Carniel
  • EMEF Senador Salgado Filho – Bairro Piratini
  • CRERH – Centro de Reabilitação Emanuel Região das Hortênsias
  • Vale a Pena Viver

Homenagens 45

Além das quatro tradicionais homenagens – Oscarito, Eduardo Abelin, Kikito de Cristal e Cidade de Gramado – o Festival de Cinema entrega, este ano, em homenagem aos seus 45 anos, 12 distinções especiais a importantes personalidades gramadenses, gaúchas e nacionais, todas com relação próxima e de contribuição com o evento e com a cinematografia brasileira.

As homenagens serão entregues nas sessões noturnas do Palácio dos Festivais. Confira abaixo a lista dos agraciados!

Gramado

  • Esdras Rubim, produtor e ex-diretor do Festival
  • Horst Volk, idealizador do Festival
  • Odilon Cardoso (in memoriam), ex-diretor do Cine Embaixador
  • Romeu Dutra, idealizador do Festival

Rio Grande do Sul

  • Araci Esteves, atriz
  • Luiz Carlos Merten, jornalista e crítico
  • Cleber Kuhn, técnico (luz)
  • Wilton Soares Martins, técnico (luz)

Brasil

  • Alice Gonzaga, pesquisadora, produtora, diretora e empresária
  • Lucy e Luiz Carlos Barreto, produtores
  • Oswaldo Massaini, produtor e distribuidor (in memoriam)
  • Paulo Autran, ator (in memoriam)
Fonte: Pauta Assessoria